Fotos de crianças nos perfis do Facebook relembram a infância de todos nós

Por Douglas Ciriaco | 08 de Outubro de 2015 às 14h02

Quando vai chegando o dia 12 de outubro, é sempre a mesma coisa: milhares de pessoas mudam suas fotos de perfil nas redes sociais, colocando ali uma imagem da época de criança. O evento, que já se tornou uma espécie de tradição na web brasileira, especialmente no Facebook, já está a pleno vapor neste ano.

Para alguns, abrir a seção de amigos de seu perfil do Facebook, ou mesmo a barra do bate-papo, é como abrir um livro de registro de escola infantil, com um monte de fotografias de crianças. E esse é o tipo de situação que se torna viral e se espalha rapidamente, mesmo que ninguém saiba ao certo quem começou.

“Não sei quem foi que começou com isso, mas quando vi as carinhas das outras pessoas quando eram crianças, achei tão divertido!”, conta a jornalista Luciane Belin (28), de Curitiba, Paraná. “Fiquei nostálgica, fui ver minhas próprias fotos e decidi trocar também a minha foto de perfil”, conclui.

Para quem já deixou de ser criança, o Dia das Crianças tem esta carga nostálgica bem marcante. Lembrar daqueles dias em que a vida era mais tranquila, em que nossas grandes preocupações se resumiam às brincadeiras e tarefas escolares (e todo mundo era uma graça), nos transporta um pouco para aquela época.

“Mudei porque eu era mais bonitinha quando criança”, brinca a ilustradora Sabrina Gevaerd (26), de Brusque, Santa Catarina. “É porque bate aquela nostalgia gostosinha e me lembra que a vida pode ser mais agradável”, complementa.

A criança é a semente do adulto

Além de relembrar de nossos primeiros anos sobre a face da Terra, alguns aproveitam o dia 12 de outubro para trazer à tona a fase em que alguns laços duradouros começam a brotar em vários de nós, como o amor por um clube de futebol.

“Eu mudei minha foto para ostentar minha paixão de torcedor do Galo, que vem do berço”, comenta o jornalista Lucas Morais (29), de Belo Horizonte, Minas Gerais. “Além disso, também quis homenagear as crianças em sua semana e, claro, relembrar amigas e amigos de que todos nós já fomos crianças, que devemos valorizar esta época tão importante em nossas vidas”, finaliza.

E você, já mudou a sua foto de perfil? O Dia das Crianças está chegando. Aproveite!

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.