Filtros de comentários chegam a todos os usuários do Instagram

Por Redação | 12 de Setembro de 2016 às 15h01

Uma função que, até agora, estava disponível apenas para contas corporativas ou celebridades começa a dar as caras para todos os usuários do Instagram. Em mais um esforço para reduzir o ódio na rede social e permitir que os próprios utilizadores realizem a moderação das mensagens, o serviço está liberando os filtros de comentários, que adiciona uma camada automática de proteção contra ódio ou insultos.

Em uma função que está sendo liberada pouco a pouco para todos os usuários em qualquer sistema operacional móvel, será possível criar um filtro de palavras proibidas. Os comentários que contenham aqueles verbetes serão automaticamente ocultados, com suas contas sendo reportadas como não apropriadas ao Instagram. Um sistema automático dá conta de termos bastante reportados, e também é possível personalizar os bloqueios.

A ideia da rede social é criar uma primeira camada de moderação automática para os usuários que sofrem com ódio constante. Palavras que são comuns nas bocas de racistas, misóginos ou haters em geral podem ser filtradas, com o dono do perfil nem mesmo precisando se preocupar em verificar suas postagens para separar o joio do trigo.

É claro, os responsáveis por esse tipo de conteúdo sempre encontram um meio, mas a possibilidade de personalizar os filtros é uma grande arma contra isso. Ao perceber maneiras pelas quais o sistema está sendo burlado, o dono de perfil pode simplesmente incluir novas palavras na lista negra, cortando qualquer tentativa. Como sempre, é um jogo de gato e rato, mas aqui os usuários agora possuem uma ferramenta melhor.

O Instagram também está ganhando uma nova maneira de organizar comentários, com os textos publicados por amigos aparecendo antes dos de desconhecidos, mesmo que a ordem cronológica de postagem não seja exatamente essa. A rede social considera desta forma as contas que o usuário segue e pelas quais também é seguido, indicando uma relação mais próxima que a de um fã, no caso de celebridades.

A atualização está sendo liberada aos poucos e deve estar disponível para todos nos próximos dias. Inicialmente, a configuração do filtro de comentários somente poderá ser feita pela versão mobile da rede social.

Fonte: Instagram

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.