Filtro do Snapchat que muda gênero da pessoa está enganando homens no Tinder

Por Rafael Arbulu | 16 de Maio de 2019 às 10h12
Reprodução: Social Geek
Tudo sobre

Snapchat

Saiba tudo sobre Snapchat

Ver mais

O Snapchat se reencontrou com uma parcela de sua antiga popularidade ao lançar, neste mês de maio, novos filtros com diversos recursos visuais. Porém, um deles, que “troca” o gênero do usuário, vem sendo aplicado para outras finalidades: enganar homens no Tinder.

O filtro em questão suaviza o rosto dos usuários, adicionando linhas e feições mais finas, cílios mais evidentes, maquiagem e cabelos longos, com boa precisão de detalhes. Com a “nova” aparência, algumas pessoas estão usando a criação para criar perfis falsos no app de relacionamentos do Match Group.

Alguns homens estão inclusive anunciando a prática em perfis no Twitter, comunicando um bom grau de sucesso nessas tentativas de catfishing (nome dado à prática de enganar usuários de aplicações de encontros e relacionamentos fingindo ser outra pessoa). “Então, ao invés de sairmos, SJ e eu decidimos o quão bem ‘Jess’ se daria no Tinder. Em uma hora, eu era a garota mais popular de Derby”, escreveu o usuário @J_Askew em seu perfil.

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Há uma coisa boa nessa ação: a brincadeira feita por alguns homens vem trazendo à tona uma série de mensagens abusivas que é comum às mulheres (reais) no Tinder, com alguns usuários relatando pelo Twitter que seus perfis fakes femininos foram inundados com mensagens comumente vulgares: “Usei o filtro do Snapchat no Tinder por 30 minutos. A conclusão é: eu odeio os homens”, escreveu o usuário @MohimenMaduba.

A brincadeira tornou-se tão popular que até mesmo o apresentador do programa Catfish da MTV, Nev Schullman, se juntou à ela.

Segundo a empresa de análise de dados Sensor Tower, o Snapchat vem experimentando um surto de popularidade graças aos novos filtros. Além da “troca de gênero”, foram criados filtros que transformam adultos em bebês. Segundo a firma, o crescimento no volume de downloads do aplicativo no iOS e Android foi de 133% — nos últimos cinco dias, o Snapchat foi baixado cerca de 7 milhões de vezes, sendo que no mesmo período na semana anterior, esse volume foi de 3 milhões.

Fonte: Business Insider

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.