Adblock Plus quebra sistema antibloqueio de anúncios do Facebook

Por Redação | 11 de Agosto de 2016 às 17h00
photo_camera Divulgação

Há dois dias, o Facebook declarou guerra aos programas e extensões de navegador que bloqueiam anúncios nas páginas da web. A rede social havia mudado o jeito de codificar os dados, de modo que os anúncios furassem o bloqueio dos programas. Mas, agora, Ben Williams, porta-voz do Adblock Plus, afirmou que os bloqueadores estão por cima novamente. Com a atualização do EasyList, um mecanismo de filtro usado por esse tipo de programa, os adblockers podem novamente conter os anúncios no site de Mark Zuckerberg.

"As listas de filtro que 'dizem' ao Adblock Plus o que bloquear são, na verdade, um produto de uma comunidade global de cidadãos da web. Desta vez, essa comunidade levou a melhor até mesmo sobre um gigante como o Facebook", diz Williams. Para conter as novas táticas do Facebook, os usuários devem inserir o código correspondente nas listas de filtro, ou esperar que este se atualize automaticamente.

Williams admite que essa é uma situação de gato e rato. "Esse tipo de vai e vem entre a comunidade de bloqueadores de anúncios open source e censores acontece desde que os adblockers foram inventados, então é bem possível que, a qualquer momento, o Facebook escreva algum código que vai tornar o filtro inútil novamente", afirma. "Se isso acontecer, a comunidade deve achar outra solução, então o Facebook vai tentar censurar novamente, e assim vai".

No entanto, a rede social afirma que a atualização dos bloqueadores estão impedindo não apenas anúncios, mas páginas e publicações de amigos. "Isso não é uma boa experiência para as pessoas e planejamos abordar a questão", disse um porta-voz do Facebook. "Bloqueadores são um instrumento cego e motivo pelo qual estamos focados em construir ferramentas como preferências de anúncios para dar o controle na mãos das pessoas". Pelo jeito, essa batalha vai longe.

Fonte: Adblock Plus