Fanpages do Facebook começam a receber novo layout no Brasil

Por Redação | 21 de Julho de 2016 às 09h04
photo_camera Divulgação

No final do mês passado, o Facebook anunciou que estava "testando um novo layout para páginas no desktop" com o objetivo de "transformar este recurso em algo mais útil para as pessoas e facilitar a interação com páginas de empresas". A novidade começa a chegar para cada vez mais páginas, o que mostra que o modelo agradou os desenvolvedores da rede social e que será adotada como padrão em toda o site.

A mudança no design da página dá muito mais atenção à foto de capa, bem como ao botão de chamada que os administradores das páginas podem escolher para atrair o público para seus sites ou para assistir um vídeo, por exemplo. Para muitos, a mudança deixou as fanpages muito semelhantes às páginas Orkut, que também tinham a foto de perfil na lateral esquerda da página, entre outras similaridades.

Mas as mudanças não param por aí. O menu com a lista de abas "Página Inicial", "Fotos", "Sobre", "Curtidas", "Vídeos" e outras passam a aparecer afixada na lateral esquerda, logo abaixo da foto de perfil. Antes, as abas eram listadas na horizontal logo abaixo da foto de capa. Outra alteração coloca as demais informações na lateral direita da página, como as mensagens de usuários e a quantidade de seguidores da página, enquanto que o feed permanece centralizado.

Página do Canaltech no facebook

A disposição dos itens no novo layout deixou a página com aspecto mais limpo e, para os novatos, pode ajudar a encontrar funcionalidades que antes eram ignoradas, como o próprio botão de chamada, bastante importante para as empresas. Para os administradores de páginas, as ferramentas de gerenciamento passam a aparecer na lateral esquerda, ao contrário de antes, quando eram posicionadas na horizontal acima da imagem de capa.

É provável que o Facebook passe a acelerar a adesão ao novo layout em todas as páginas da rede social, ainda que a empresa não tenha fornecido nenhuma informação sobre se as mudanças serão definitivas. O Facebook tem realizado diversas mudanças nas fanpages com o objetivo de tornar a rede social mais atrativa para as empresas. Algumas alterações incluem novos formatos de postagem e a possibilidade de escolher exibir um ícone que informa aos usuários o tempo de resposta da empresa às mensagens dos clientes.

Via SocialTimes

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.