Publicidade

Facebook vai trazer chats secretos para o Messenger

Por| 08 de Julho de 2016 às 11h05

Link copiado!

Facebook vai trazer chats secretos para o Messenger
Facebook vai trazer chats secretos para o Messenger
Tudo sobre Facebook

Diante de todas as polêmicas envolvendo segurança e privacidade nos serviços de bate-papo que tomaram o mundo da tecnologia nos últimos meses, o Facebook revelou que começou a testar a utilização de chats secretos para o Messenger. Com isso, o serviço passará a utilizar um sistema de criptografia ponta-a-ponta, ou seja, no qual somente as pessoas envolvidas na conversa teriam acesso ao conteúdo discutido.

Pelo que foi descrito pela rede social, a ideia é criar algo semelhante ao que aplicativos como Telegram já oferecem. Assim, além de o Facebook não ter acesso às conversas, os usuários poderão também definir uma espécie de timer ao bate-papo, fazendo com que o histórico seja apagado de tempos em tempos. Sabe aquela velha máxima do “queime depois de ler”? Pois a ideia é mais ou menos a mesma.

A empresa também explica que a adoção dos chats secretos não é algo obrigatório e que vai ser completamente opcional, uma vez que as pessoas gostam de ter todos os seus dispositivos conectados e interligados. Assim, como a novidade vai permitir que a conversa privada seja acessada a partir de um único dispositivo por conta da dificuldade de sincronização, a equipe de Mark Zuckerberg achou justo para os demais usuários manter os bate-papos tradicionais existindo normalmente. Assim, ao iniciar uma conversa, você terá a opção de mantê-la secreta ou no modo básico de sempre.

Continua após a publicidade

Novidade chega ao Messenger no fim do ano com possibilidade de apagar conversas de tempos em tempos

Além disso, o Facebook revelou que os novos chats não suportarão alguns dos recursos existentes no Messenger, como envio de GIFs e vídeos, assim como a realização de pagamentos e a utilização de outros aplicativos internos. Como a criptografia end-to-end se encerra nela mesma, a empresa não inseriu nenhum outro serviço ou recurso que pudesse abrir brechas para falhas ou decodificação do código privacidade.

Porém, como dito, os testes apenas começaram e a previsão é que os chats secretos comecem a aparecer no Messenger somente no final do ano, segundo previsão do próprio Facebook. Mais importante do que a data é entender a importância desse movimento de Zuckerberg diante de toda a polêmica envolvendo criptografia e privacidade no ambiente online, principalmente após toda a briga do FBI com a Apple no caso do iPhone de San Bernardino. Ao adotar os chats secretos, o Facebook toma partido na discussão e defende que a privacidade dos usuários deve ficar em primeiro lugar.

Vale lembrar ainda que a empresa também é dona do WhatsApp e o aplicativo acabou protagonizando uma briga na Justiça brasileira exatamente por conta dessa questão de criptografia. O bloqueio do serviço no país no último mês de maio se deu exatamente porque o app já havia adotado o modelo ponta-a-ponta, o que impedia que as autoridades brasileiras tivessem acesso a uma conversa em específico, resultando na subsequente suspensão do serviço como punição pela falta de apoio do Facebook nas investigações.

Continua após a publicidade

Fonte: Facebook Newsroom, Business Insider