Facebook quer dividir o seu feed de notícias em diferentes seções

Por Redação | 15 de Abril de 2016 às 16h20

Neste final de semana, alguns usuários norte-americanos do Facebook notaram mais uma mudança em sua linha do tempo na versão mobile da rede social. Agora, além das publicações tradicionais dos amigos, grupos e páginas, dá para escolher também entre diversos tipos de interesse, com o toque dando acesso a postagens de veículos oficiais e noticiosos, sejam eles seguidos ou não pelo utilizador.

A ideia é mais um dos tantos testes que o Facebook faz periodicamente como forma de entender melhor a forma como seus usuários se engajam com a plataforma. A empresa tem incrementado o foco sobre conteúdo informativo e noticioso, e agora, quem utiliza a rede social como uma maneira de obter informações sobre o que está acontecendo no mundo pode ganhar novas opções para isso.

Facebook News

Segundo a empresa, os testes são restritos a uma pequena parcela de usuários e tiveram origem no feedback de muitas pessoas. A ideia de que tópicos de interesse ganhem um espaço dedicado é uma constante entre alguns usuários, que muitas vezes procuram uma maneira mais eficaz de filtrar o conteúdo e localizar informação entre imagens de família, GIFs, memes e fotos de gatos.

Não fica claro, entretanto, se a mudança faz com que posts de notícias apareçam menos no feed tradicional. Também não se sabe ao certo por quanto tempo eles vão durar nem se a ideia será aplicada na prática e para todos os usuários. Como sempre, o Facebook quer observar as coisas e experimentar com seus usuários antes de tomar uma decisão ou, até mesmo, falar de forma mais assertiva sobre a questão.

Além da nova organização do feed, alguns usuários estão vendo a adição de um botão que leva diretamente ao Marketplace tomando o espaço central na interface. O recurso que permite aos usuários criarem anúncios de compra e venda de produtos e serviços está disponível apenas nos Estados Unidos, e nos testes seu ícone toma o lugar o Messenger, que foi enviado para a parte de cima da tela, junto à busca e ao menu de configurações do usuário.

Por enquanto, ambas as mudanças estão sendo vistas apenas por usuários dos Estados Unidos que usam smartphones com os sistemas iOS e Android.

Fonte: Mashable

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!