Facebook vai manter desativada função de reconhecimento facial em fotos

Por Rafael Arbulu | 03 de Setembro de 2019 às 16h39
Tudo sobre

Facebook

Saiba tudo sobre Facebook

Ver mais

O Facebook está alterando parâmetros de uma função relativamente controversa da rede social: o sistema de reconhecimento automático de rostos em fotos postadas, que fez a sua estreia ao final de 2017, agora será mantido como um recurso da plataforma, porém desativado por padrão. A novidade já vem sendo implementada e deve permear a toda a base de dados da rede nas próximas semanas.

O funcionamento da ferramenta é bem simples de entender: suponha que amigos seus postem uma foto em grupo e você está na imagem. O Facebook, dependendo da qualidade da fotografia, poderia reconhecer o seu rosto e, automaticamente, marcar o seu perfil. Agora, porém, ainda que a rede social continue a fazer esse reconhecimento, ela vai notificar você disso, lhe oferecendo opções de comportamento: você pode escolher ser ou não ser marcado, ou ainda denunciar a foto caso queira que alguma imagem seja deletada.

A medida provavelmente vem como prevenção a futuros e possíveis problemas legais: no mês passado, em agosto, a rede social fundada por Mark Zuckerberg se viu em meio a brigas judiciais por ter falhado em divulgar a prática de reconhecimento facial automático, armazenando dados biométricos de alguns usuários sem aviso.

Recurso de reconhecimento facial do Facebook existe desde 2017, mas agora é que a empresa decidiu permitir que usuários determinassem o seu uso em seus perfis

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.