Facebook vai liberar ferramenta para publicação em diversos idiomas

Por Redação | 04.07.2016 às 12:50

Mais de metade dos usuários globais do Facebook não falam inglês, e as ferramentas de idiomas são uma das principais características da rede social. E agora, uma funcionalidade disponível até então somente para páginas estará presente também para usuários convencionais, permitindo que eles escrevam publicações em diversos idiomas sem a necessidade de postar várias vezes o mesmo conteúdo - ou criar um “textão” de traduções.

É o que o Facebook chama de “multilingual composer”, uma nova interface de postagem que permite ao usuário escolher exatamente em quais idiomas sua publicação será exibido. A conversão acontece automaticamente, com texto na língua de quem está lendo – de acordo com o configurado na rede social – e conversões que chegam até mesmo a páginas oficiais. No caso de um filme, por exemplo, o leitor pode ser levado ao espaço nacional do longa ou da distribuidora.

Para quem publica, a tradução também acontece automaticamente, mas claro, pode receber edições, correções ou simplesmente ser reescrita completamente, de acordo com a necessidade. Quando não houver conversão disponível para o idioma do leitor, a publicação será exibida na língua original, de forma a não alterar a experiência que os seguidores tinham até então.

Facebook Multilingual Composer

Segundo a empresa, a ideia vem para tornar mais simples, rápida e, acima de tudo, integrada a experiência entre diferentes usuários. Antes, donos de página escreviam diferentes publicações para cada idioma, mexendo em configurações de público para direcioná-las, ou então criavam uma grande sequência de traduções.

Nada disso é necessário a partir de agora, e de acordo com o Facebook, a nova interface caiu no gosto dos criadores de conteúdo, com mais de cinco mil páginas realizando publicações diárias com ela. O resultado também foi um aumento na visualização, com mais de 70 milhões de views diários, sendo 25 milhões realizados em linguagens que não a original.

Quando for lançado, o novo sistema estará disponível apenas na interface web do Facebook, e inicialmente, para usuários cuja língua principal é o inglês. Aos poucos, entretanto, a ferramenta chegará a outros idiomas até estar plenamente disponível a todos. Ela não interfere com a opção de tradução automática da rede social, que é algo completamente separado dessa nova função.

Fonte: Facebook