Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook vai lançar plataforma exclusiva para vídeos concorrente do YouTube

Por| 13 de Outubro de 2015 às 17h17

Link copiado!

Facebook vai lançar plataforma exclusiva para vídeos concorrente do YouTube
Facebook vai lançar plataforma exclusiva para vídeos concorrente do YouTube
Tudo sobre YouTube

Você já deve ter visto inúmeros vídeos dentro do Facebook. Não nos referimos a links de serviços como Vimeo e YouTube postados dentro da rede social, mas, sim aos vídeos hospedados na página, tal qual as fotos, e que pulam na timeline de seus amigos e seguidores.

Como essa prática vem se tornando cada vez mais comum na rede social, o Facebook resolveu criar um espaço dedicado exclusivamente para a postagem, visualização, compartilhamento e descoberta de novos vídeos. Em linhas gerais, é como se a empresa de Mark Zuckerberg estivesse criando o seu próprio YouTube.

De acordo com o editor do Re/code Peter Kafka, a ferramenta já está em fase de testes. Ele inclusive publicou um vídeo que se parece com um material de divulgação oficial e que revela um pouco mais do funcionamento da plataforma de vídeos do Facebook (confira aqui embaixo).

Continua após a publicidade

YouTube do Facebook

Conforme revelou Kafka, nas palavras de representantes da rede social, a companhia já testa um “lugar dedicado no Facebook ao qual as pessoas vão quando querem apenas assistir a um vídeo”. Em suma, é uma plataforma dedicada, na qual é possível ver os vídeos sem a interferência de todo o ambiente do Facebook.

Ainda é cedo para cravar o quanto o YouTube pode ser afetado pela nova empreitada do Facebook. Afinal, a plataforma do Google é a mais utilizada do mundo e referência do setor, sendo canal oficial para divulgação de novos conteúdos de empresas, artistas e celebridades, além de reunir vloggers e produtores de conteúdo do mundo todo.

“Se o Facebook vai realmente tomar o tempo dos espectadores do YouTube — e, eventualmente, dinheiro dos anunciantes —, então ele teria que oferecer uma experiência próxima à do YouTube, onde você pudesse ir e procurar por coisas que quer em vez de esperar que o Facebook mostre algo que você não sabia que queria”, sugere Kafka.

Continua após a publicidade

Facebook deve ganhar plataforma de vídeo em breve. (Foto: Reprodução/YouTube)

Em resumo, dá para dizer que a plataforma de vídeos do Facebook só tem chance de sucesso se permitir que as pessoas estejam mais no controle na hora de selecionar conteúdo e não deixar tudo na mão dos algoritmos, como acontece atualmente na seleção de links e postagens que chegam até a sua timeline.

De acordo com o vídeo acima, é possível notar funções como recomendações de vídeos, salvar itens para ver depois e também a possibilidade de assistir a exibições em tamanho reduzido no canto da tela enquanto você continua navegando pela rede social. Além disso, a plataforma de vídeos funciona (ao menos por enquanto) dentro do próprio Facebook, mas não será surpreendente caso ela se torne independente um dia (como o Messenger, mensageiro oficial da rede).

Continua após a publicidade

A novidade chega primeiro aos usuários do Facebook no iOS, mas deve ser estendida em breve a quem acessa a rede pelo Android. Ainda não há informações sobre como isso tudo vai funcionar na web.

Fonte: Re/code