Publicidade

Messenger vai encerrar suporte a versões antigas do Android, iOS e Windows Phone

Por| 28 de Março de 2017 às 13h15

Link copiado!

Messenger vai encerrar suporte a versões antigas do Android, iOS e Windows Phone
Messenger vai encerrar suporte a versões antigas do Android, iOS e Windows Phone

O Facebook anunciou uma nova “limpeza”, encerrando o suporte a seus aplicativos em versões antigas do Android, iOS e Windows Phone. De acordo com a empresa, a nova decisão afeta o serviço de chats da plataforma — o Messenger —, que vai deixar de funcionar no final de março, e aplicativo oficial da rede social, que vai ceder seu espaço à versão Lite nestes dispositivos.

No iPhone ou iPad, o iOS 8 passa a ser o mais antigo suportado, uma alteração que deve deixar 5% dos utilizadores sem acesso à rede social por meio dos aplicativos. Já no Android, a mudança deve atingir cerca de 1% dos usuários, já que a exigência mínima será a versão Ice Cream Sandwich 4.0, enquanto as alternativas Lite dos aplicativos da rede social e do Messenger continuam abrangendo a plataforma até a edição Gingerbread 2.3.

As perdas, entretanto, devem ser maiores no Windows Phone, uma vez que todos os aparelhos com as versões 8 e 8.1 do sistema não receberão mais suporte. O mesmo também vai valer para o PC, onde o aplicativo do Facebook deixará de funcionar, passando a ser exclusivo do Windows 10 em todas as plataformas da Microsoft.

Como alternativa, o Facebook sugere que as pessoas utilizem o navegador para acessarem a rede social e seus serviços, bem como a versão mais leve do app oficial, chamada Facebook Lite. A empresa justifica as mudanças afirmando que as plataformas antigas não permitem a utilização de algumas das inovações mais recentes da rede social, como as chamadas de voz ou os jogos que podem ser acessados por meio do Messenger.

Continua após a publicidade

Essa não será a única mudança nesse sentido. O Facebook também já anunciou para junho o fim do suporte de seus aplicativos nas plataformas Symbian, Nokia S40 e BlackBerry, também deixando os usuários das plataformas tendo apenas a versão web como alternativa.

Fonte: Facebook