Facebook usa Inteligência Artificial para detectar usuários suicidas

Por Redação | 01 de Março de 2017 às 10h34
TUDO SOBRE

Facebook

O Facebook começou a usar Inteligência Artificial (IA) para identificar usuários que podem estar em risco de se matar. Para isso, a rede social desenvolveu algoritmos que detectam sinais de alerta nos posts dos usuários e comentários que seus amigos deixam como resposta.

A plataforma já oferece ferramentas de prevenção ao suicídio há algum tempo, mas grande parte do esforço envolve intervenção humana direta, como pessoas relatando preocupações com seus amigos. Agora, a IA vai ajudar a reconhecer padrões baseados em posts que foram previamente associados ao suicídio.

Um post marcado pelos algoritmos do Facebook pode ser verificado manualmente pela equipe de Operações Comunitárias da empresa – mesmo que ele não tenha sido relatado por um amigo – e o indivíduo pode receber uma oferta de ajuda diretamente. Os testes da nova tecnologia ainda estão em fase inicial nos Estados Unidos.

PECHINCHAS, CUPONS, COISAS GRÁTIS? Participe do nosso GRUPO DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Além dos novos testes com a IA, o Facebook também anunciou que está trazendo novas ferramentas de prevenção de suicídio via vídeo e Facebook Messenger. A empresa fornecerá vários recursos à pessoa que relata suas preocupações, bem como à pessoa que está compartilhando o vídeo ao vivo.

"Nossas ferramentas de prevenção de suicídio para postagens no Facebook agora serão integradas ao Facebook Live. As pessoas assistindo a um vídeo ao vivo têm a opção de entrar em contato diretamente com a pessoa e de realizar denúncias", explica a rede social.

Já o Facebook Messenger recebeu novas capacidades, permitindo que as pessoas se conectem aos parceiros de apoio à crise por meio do app de mensagens. Agora os usuários verão a opção de enviar mensagens em tempo real diretamente na página da organização ou por meio das ferramentas de prevenção ao suicídio já existentes na rede social.

A ideia da plataforma é ajudar a conter uma das principais causas de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há uma morte por suicídio a cada 40 segundos ao redor do mundo.

Fonte: Facebook

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.