Publicidade

Facebook usa Inteligência Artificial para detectar usuários suicidas

Por| 01 de Março de 2017 às 10h34

Link copiado!

Facebook usa Inteligência Artificial para detectar usuários suicidas
Facebook usa Inteligência Artificial para detectar usuários suicidas
Tudo sobre Facebook

O Facebook começou a usar Inteligência Artificial (IA) para identificar usuários que podem estar em risco de se matar. Para isso, a rede social desenvolveu algoritmos que detectam sinais de alerta nos posts dos usuários e comentários que seus amigos deixam como resposta.

A plataforma já oferece ferramentas de prevenção ao suicídio há algum tempo, mas grande parte do esforço envolve intervenção humana direta, como pessoas relatando preocupações com seus amigos. Agora, a IA vai ajudar a reconhecer padrões baseados em posts que foram previamente associados ao suicídio.

Um post marcado pelos algoritmos do Facebook pode ser verificado manualmente pela equipe de Operações Comunitárias da empresa – mesmo que ele não tenha sido relatado por um amigo – e o indivíduo pode receber uma oferta de ajuda diretamente. Os testes da nova tecnologia ainda estão em fase inicial nos Estados Unidos.

Além dos novos testes com a IA, o Facebook também anunciou que está trazendo novas ferramentas de prevenção de suicídio via vídeo e Facebook Messenger. A empresa fornecerá vários recursos à pessoa que relata suas preocupações, bem como à pessoa que está compartilhando o vídeo ao vivo.

Continua após a publicidade

"Nossas ferramentas de prevenção de suicídio para postagens no Facebook agora serão integradas ao Facebook Live. As pessoas assistindo a um vídeo ao vivo têm a opção de entrar em contato diretamente com a pessoa e de realizar denúncias", explica a rede social.

Já o Facebook Messenger recebeu novas capacidades, permitindo que as pessoas se conectem aos parceiros de apoio à crise por meio do app de mensagens. Agora os usuários verão a opção de enviar mensagens em tempo real diretamente na página da organização ou por meio das ferramentas de prevenção ao suicídio já existentes na rede social.

A ideia da plataforma é ajudar a conter uma das principais causas de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), há uma morte por suicídio a cada 40 segundos ao redor do mundo.

Continua após a publicidade

Fonte: Facebook