Facebook trabalha em nova ferramenta contra perfis fakes

Por Redação | 23 de Março de 2016 às 12h20

Ótima notícia: Para ajudar a conter criações de perfis falsos, a rede social Facebook está testando um novo recurso. A ferramenta irá alertar o usuário automaticamente, caso detecte a possibilidade de outra pessoa estar se passando por ele, utilizando seu nome e foto.

facebook like

Durante o processo, a possível vítima será solicitada a identificar se o perfil em questão realmente está se passando por ela ou se a página pertence a outra pessoa. Embora o processo de notificação seja automatizado, os perfis que são sinalizadas como “imitações” são analisados manualmente, de forma personalizada, pela equipe do Facebook.

O recurso, que a empresa começou a testar em novembro, está disponível em cerca de 75% do mundo, mas o plano é se expandir num futuro próximo.

Fakes podem não ser o pior dos problemas desta rede social, mas são capazes de desencadear situações seríssimas na vida fora da tela – em algumas regiões, questões culturais, sociais e até religiosas podem entrar em jogo e atrapalhar a vida de uma pessoa.

A empresa tem feito mesas redondas ao redor do mundo com usuários, ativistas, ONGs e outros grupos para obter retorno sobre como a plataforma pode lidar melhor com questões em torno de privacidade e segurança. E não para por aí: além de fakes, o Facebook também está testando outros dois novos recursos de segurança para garantir tranquilidade aos seus usuários. Vamos aguardar por mais essas novidades.

Via Mashable

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.