Facebook testa publicidade com realidade aumentada no feed de notícias

Por Wagner Wakka | 10 de Julho de 2018 às 19h04
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O Facebook está começando a experimentar realidade aumentada com foco em publicidade no feed de notícias. Em comunicado oficial divulgado nesta terça-feira (10), ela apresentou uma nova ferramenta que vai permitir que empresas possam usar RA para usuários “experimentarem” as peças antes de comprar.

A ideia é simples. Por exemplo: caso você tenha se interessado por um modelo de óculos, pode, com um filtro semelhante aos do Instagram ou Snapchat, “colocar” o produto no rosto para ver se combina com você.

“Estamos adicionando novas maneiras de ajudar empresas a engajar com consumidores no mobile, encorajando a descoberta dos produtos e direcionando para compras online e nas lojas nesta temporada de férias”, explica o post. 

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Segundo a empresa, estimativas do Boston Consulting Group (BCG) apontam que mais de 80 milhões de usuários nos Estados Unidos usam ferramentas de realidade aumentada, sendo que o número deve subir para 120 milhões em 2021.

Com isso, a proposta é prover ferramentas que não fiquem apenas no filtros, mas também para games e produções em vídeo com foco em realidade aumentada.

As publicidades devem aparecer na timeline da mesma forma que atualmente aparecem as fotos em 360º. Isto é, a figura em princípio surge estática no feed de notícias e apenas é acionada com o clique do usuário (diferente dos vídeos atuais que já têm autoplay).

Ainda, a proposta é de que a empresa que criou a publicidade possa adicionar um “call to action”, ou seja, um link para que o usuário participe de uma promoção, curta a página ou mesmo seja direcionado para a loja e compre o produto.

Empresa testa atualmente filtro em que usuários experimentam óculos (Foto: Divulgação)

A primeira experiência está sendo feita com usuários dos Estados Unidos apenas com a marca Michael Kors, a qual permite que o usuário experimente óculos usando os filtros.

Ainda, uma pessoa pode compartilhar uma foto “com o modelo” e pedir a sugestão de amigos diretamente em posts no feed ou pelo Stories. Outra marca, agora de cosméticos, vai permitir que usuários testem cores de batons e maquiagens também com filtros da plataforma.

De acordo com o post, para a criação deste tipo de anúncio, o Facebook produziu um kit de criação em vídeo voltado completamente para anúncios que envolvam realidade aumentada tanto para Facebook quanto para Instagram, Messenger e Audience Network. A plataforma está em período de testes (por enquanto, só nos EUA) e deve ser liberada somente em agosto.

Instagram

No mês passado, o Instagram (também pertencente ao Facebook) começou a testar uma nova ferramenta que permite adicionar um botão de compras ao Stories, que exibem fotos e vídeos por 24 horas.

Assim como a novidade em realidade virtual, a ideia é criar um link fácil para que o usuário possa comprar um produto que tenha visto na rede social.

Junto com isso, em março deste ano, o Facebook anunciou a aba Shopping no Instagram, que permite adicionar etiquetas de preços a produtos em posts.

Ambas as funcionalidades do Instagram já estão disponíveis no Brasil.

Fonte: Facebook Newsroom

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