Facebook testa nova função para compartilhamento de links

Por Redação | 05 de Maio de 2015 às 13h10

Trabalhando em mais maneiras de aumentar o engajamento dentro da própria rede social e transformá-la cada vez mais em um espaço de propagação de informações e artigos interessantes, o Facebook mudou um pouco a maneira com a qual lida com os compartilhamentos de links. Agora, a janela para fazer isso se abre automaticamente sempre que o usuário clica em um deles.

A novidade começou a ser aplicada aos usuários na última semana e, oficialmente, ainda está em caráter de teste. Pouco a pouco, porém, ela parece estar se tornando norma. Agora, ao clicar em um link em seu feed de notícias, você verá a opção de compartilhamento sendo ativada automaticamente. Na sequência, basta escrever um texto e publicar aquela informação em sua própria linha do tempo, uma ideia que, pelo menos na teoria, facilita o processo.

Isso, claro, levando em conta que a ideia do Facebook é efetivamente real – a de que um usuário clicou em alguma coisa justamente por ter gostado dela. Pode não ser o caso na maioria do tempo e, muitas vezes, o efeito pode ser exatamente o inverso. É o que está levando muita gente a reclamar, pois a mesma ideia também pode induzir as pessoas ao erro.

Facebook

A confusão mais básica se relaciona à diferença entre os campos. Muita gente, por exemplo, afirma que leu o link e, ao retornar para fazer um comentário na postagem de um amigo, acabou, sem querer, publicando a mesma informação em seus perfis. Então, tiveram que deletar manualmente o texto, o que acaba causando o efeito contrário – frustração, em vez de engajamento.

Como ainda está em caráter de testes, a opção aparece e desaparece a esmo. Não são todos os cliques em links que podem gerar a abertura do campo de compartilhamento, e às vezes, usuários que possuíam acesso à função há algumas horas podem não tê-la mais neste momento. Trata-se de uma experimentação, como a que o Facebook normalmente faz quando deseja implementar alguma novidade que pode não ser lá muito popular.

E, justamente, a crítica principal está relacionada exatamente ao fato de que a empresa não informou a ninguém que as novidades estariam sendo implementadas, nem comentou se o novo sistema seria aplicado a todos. Por enquanto, o silêncio sobre o assunto é completo, por isso, é melhor ficar atento quando clicar em um link e quiser comentar logo depois, para não acabar compartilhando sem querer nesse processo.

Fonte: Daily Dot

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.