Facebook testa ferramenta de assinatura de conteúdo para produtores

Por Wagner Wakka | 19 de Março de 2018 às 15h58
photo_camera Reprodução
Tudo sobre

Facebook

Depois de anunciar novidades para streaming de games na rede social, o Facebook também divulgou novidades para criadores de conteúdo. A plataforma está testando um modelo de assinatura mensal para produtores, nos moldes do que fazem empresas como Patreon e Padrim. Outras novidades são a respeito de premiar os fãs mais assíduos e dar ferramentas para que empresas possam patrocinar diretamente o trabalho do criador de conteúdo pela rede social.

A novidade ainda está em fase de testes com alguns pequenos produtores. Com isso, eles podem convidar o público a assinar o conteúdo, seja apenas em apoio, ou para obter determinadas recompensas, por uma plataforma de financiamento coletivo. Contudo, diferentemente do modelo convencional, em que há a proposta de financiamento de apenas um projeto, aqui há assinatura mensal de uma determinada contribuição para os produtores.

Com isso, a plataforma tem se mostrado uma alternativa para os produtores de conteúdo relacionados à comunicação, sobretudo para sites, podcast e canais no YouTube, sendo que estes são os mais bem sucedidos dentro do Patreon. As recompensas para os usuários podem variar, englobando desde premiações físicas, até medalhas que mostram quem mais comentou, compartilhou, reagiu ou simplesmente assistiu a um conteúdo.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Já para as marcas, o produtor de conteúdos poderá produzir um portfólio separado nas principais categorias de conhecimento, facilitando o processo para o patrocinador na hora de buscar uma figura ideal para campanha. Com isso, o Facebook se mostra um grande nome na disputa pela produção de conteúdo na web, acirrando a concorrência por aí.

Vale lembrar que o Facebook anunciou há pouco tempo mudanças no algoritmo da plataforma, privilegiando posts de amigos e familiares em detrimento de publicidade e notícias.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.