Facebook terá caminhão nas ruas para apoiar pequenas empresas

Por Redação | 28 de Abril de 2016 às 19h15
photo_camera Canaltech

Em um esforço para atrair micro e pequenos empresários a usar sua plataforma como uma forma de divulgar seus negócios, o Facebook lançou nesta quinta-feira (28) um laboratório de capacitação itinerante – ou seja, um caminhão que viajará 7,5 mil quilômetros para levar programas de treinamento de marketing no Facebook.

Equipado com internet de alta velocidade e dezenas de tablets em uma sala especial de aula, o caminhão pegará a estrada durante os meses que antecedem os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que ocorre de 5 a 21 de agosto.

A partir já da primeira semana de maio, o espaço passará pelas seis cidades – São Paulo (a partir de 28/04), Salvador (06/05), Manaus (31/05), Brasília (13/06), Belo Horizonte (20/06) e Rio de Janeiro (27/06). – que receberão os jogos de futebol durante o evento.

No espaço, serão treinados grupos de até 20 empreendedores, em 7 seções diárias, entregando a eles as ferramentas certas para aproveitar as oportunidades do evento desportivo e manter a rentabilidade até mesmo depois dele, de acordo com o diretor geral para Micro e Pequenas Empresas do Facebook para América Latina, Patrick Hruby.

"Milhões de pequenas e médias empresas no Brasil usam o Facebook para expandir seus negócios e promover seus serviços e produtos e o objetivo do projeto é ajudar essas e demais PMEs a tirar o máximo proveito da nossa plataforma", afirmou o executivo.

De acordo com Hruby, esta é uma iniciativa inovadora da companhia em todo o mundo. A empresa já conta com programas de apoio ao empreendedorismo nos Estados Unidos e mercados emergentes como Índia e Ásia, mas a parte de levar um laboratório para a estrada é algo completamente novo.

"Vivemos um momento de crise em nosso país e vimos este projeto como uma forma de levar oportunidades e fomentar os projetos destes pequenos empreendedores. As Olimpíadas são uma grande oportunidade para os pequenos empreendedores encontrarem resultados reais diante da pior recessão econômica das últimas décadas", avalia o diretor.

Atualmente, a rede social já conta com aproximadamente 3 milhões de micro e pequenas empresas que utilizam o site como instrumento de marketing e geração de negócios. Só no último ano, programas realizados pelo Facebook capacitaram mais de 128 mil empresários desta categoria no país.

Para o diretor, a oportunidade do Facebook para trazer novos negócios é grande. Segundo dados do IBGE, atualmente o país conta com mais de 7 milhões de pequenos empreendedores. Além disso, no Brasil, 80% dos usuários da rede têm conexões com pequenos empresários, uma média acima do índice global, que é de 70%. Hruby vê estes dados como uma grande oportunidade para o Facebook aumentar sua base de PMEs.

"O Facebook é a melhor vitrine para qualquer tipo de empresa, é onde as pessoas estão e onde vão se conectar ao que interessa para elas", finaliza Hruby.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.