Facebook terá caminhão nas ruas para apoiar pequenas empresas

Por Redação | 28 de Abril de 2016 às 19h15
photo_camera Canaltech

Em um esforço para atrair micro e pequenos empresários a usar sua plataforma como uma forma de divulgar seus negócios, o Facebook lançou nesta quinta-feira (28) um laboratório de capacitação itinerante – ou seja, um caminhão que viajará 7,5 mil quilômetros para levar programas de treinamento de marketing no Facebook.

Equipado com internet de alta velocidade e dezenas de tablets em uma sala especial de aula, o caminhão pegará a estrada durante os meses que antecedem os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que ocorre de 5 a 21 de agosto.

A partir já da primeira semana de maio, o espaço passará pelas seis cidades – São Paulo (a partir de 28/04), Salvador (06/05), Manaus (31/05), Brasília (13/06), Belo Horizonte (20/06) e Rio de Janeiro (27/06). – que receberão os jogos de futebol durante o evento.

No espaço, serão treinados grupos de até 20 empreendedores, em 7 seções diárias, entregando a eles as ferramentas certas para aproveitar as oportunidades do evento desportivo e manter a rentabilidade até mesmo depois dele, de acordo com o diretor geral para Micro e Pequenas Empresas do Facebook para América Latina, Patrick Hruby.

"Milhões de pequenas e médias empresas no Brasil usam o Facebook para expandir seus negócios e promover seus serviços e produtos e o objetivo do projeto é ajudar essas e demais PMEs a tirar o máximo proveito da nossa plataforma", afirmou o executivo.

De acordo com Hruby, esta é uma iniciativa inovadora da companhia em todo o mundo. A empresa já conta com programas de apoio ao empreendedorismo nos Estados Unidos e mercados emergentes como Índia e Ásia, mas a parte de levar um laboratório para a estrada é algo completamente novo.

"Vivemos um momento de crise em nosso país e vimos este projeto como uma forma de levar oportunidades e fomentar os projetos destes pequenos empreendedores. As Olimpíadas são uma grande oportunidade para os pequenos empreendedores encontrarem resultados reais diante da pior recessão econômica das últimas décadas", avalia o diretor.

Atualmente, a rede social já conta com aproximadamente 3 milhões de micro e pequenas empresas que utilizam o site como instrumento de marketing e geração de negócios. Só no último ano, programas realizados pelo Facebook capacitaram mais de 128 mil empresários desta categoria no país.

Para o diretor, a oportunidade do Facebook para trazer novos negócios é grande. Segundo dados do IBGE, atualmente o país conta com mais de 7 milhões de pequenos empreendedores. Além disso, no Brasil, 80% dos usuários da rede têm conexões com pequenos empresários, uma média acima do índice global, que é de 70%. Hruby vê estes dados como uma grande oportunidade para o Facebook aumentar sua base de PMEs.

"O Facebook é a melhor vitrine para qualquer tipo de empresa, é onde as pessoas estão e onde vão se conectar ao que interessa para elas", finaliza Hruby.

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.