Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook tem sucesso em primeiro teste com drone 'Aquila'

Por| 21 de Julho de 2016 às 16h14

Link copiado!

Facebook tem sucesso em primeiro teste com drone  'Aquila'
Facebook tem sucesso em primeiro teste com drone 'Aquila'
Tudo sobre Facebook

Depois de vários meses de testes em solo, o Facebook anunciou que completou com sucesso o primeiro voo em larga escala de seu drone Aquila, responsável por levar internet para regiões isoladas. O drone movido a energia solar conseguiu voar por 90 minutos, três vezes mais do que o esperado pelos pesquisadores. A iniciativa faz parte dos esforços do Facebook de levar internet para 1,6 bilhão de pessoas em todo mundo que ainda não contam com acesso à rede mundial.

O Aquila foi projetado com fibra de carbono, o que o deixou bastante leve para voar com baixo consumo de energia. Os engenheiros tiveram a ideia de criá-lo com a envergadura similar a de um Boeing 737, mas com muitos quilos mais leve. O objetivo é que a aeronave consumisse apenas 5.000 watts, o mesmo consumo de três secadores de cabelo ou um poderoso micro-ondas.

No futuro, o projeto com o Aquila é oferecer conexão sem fio a 50 quilômetros de distância por até 90 dias. O sinal emitido pelo drone será recebido por pequenas antenas que serão instaladas em regiões específicas para criação de redes Wi-Fi e LTE para as pessoas ao redor.

Continua após a publicidade

Enquanto esteve no ar em seu primeiro teste, o Aquila forneceu diversos dados para a equipe aeronáutica do Facebook sobre vários aspectos de desempenho, incluindo piloto automático, motores, baterias, rádios , estação terrestre, aerodinâmica, viabilidade estrutural e treinamento de tripulação. O Aquila deverá ser submetido a outros testes que estão programados para acontecer em breve. Os engenheiros tentarão alcançar a maior velocidade e altura possível. A meta é conseguir chegar até 18 mil metros de altura, o que iria colocar o drone fora do alcance de aviões comerciais.

Apesar de uma pequena falha estrutural pouco antes do pouso, a equipe do Facebook considerou o primeiro teste bem-sucedido. Ao longo dos próximos meses, a equipe planeja realizar testes mais exigentes.

Fonte: TNW, Omicrono