Facebook tem sucesso em primeiro teste com drone 'Aquila'

Por Redação | 21.07.2016 às 16:14

Depois de vários meses de testes em solo, o Facebook anunciou que completou com sucesso o primeiro voo em larga escala de seu drone Aquila, responsável por levar internet para regiões isoladas. O drone movido a energia solar conseguiu voar por 90 minutos, três vezes mais do que o esperado pelos pesquisadores. A iniciativa faz parte dos esforços do Facebook de levar internet para 1,6 bilhão de pessoas em todo mundo que ainda não contam com acesso à rede mundial.

O Aquila foi projetado com fibra de carbono, o que o deixou bastante leve para voar com baixo consumo de energia. Os engenheiros tiveram a ideia de criá-lo com a envergadura similar a de um Boeing 737, mas com muitos quilos mais leve. O objetivo é que a aeronave consumisse apenas 5.000 watts, o mesmo consumo de três secadores de cabelo ou um poderoso micro-ondas.

No futuro, o projeto com o Aquila é oferecer conexão sem fio a 50 quilômetros de distância por até 90 dias. O sinal emitido pelo drone será recebido por pequenas antenas que serão instaladas em regiões específicas para criação de redes Wi-Fi e LTE para as pessoas ao redor.

Enquanto esteve no ar em seu primeiro teste, o Aquila forneceu diversos dados para a equipe aeronáutica do Facebook sobre vários aspectos de desempenho, incluindo piloto automático, motores, baterias, rádios , estação terrestre, aerodinâmica, viabilidade estrutural e treinamento de tripulação. O Aquila deverá ser submetido a outros testes que estão programados para acontecer em breve. Os engenheiros tentarão alcançar a maior velocidade e altura possível. A meta é conseguir chegar até 18 mil metros de altura, o que iria colocar o drone fora do alcance de aviões comerciais.

Apesar de uma pequena falha estrutural pouco antes do pouso, a equipe do Facebook considerou o primeiro teste bem-sucedido. Ao longo dos próximos meses, a equipe planeja realizar testes mais exigentes.

Via TNW, Omicrono