Facebook Shop | Rede social testa aba dedicada às compras estilo Instagram
Por Diego Sousa | 26 de Agosto de 2020 às 11h30
O Facebook anunciou nesta terça-feira (25) um novo espaço na plataforma para as pessoas comprarem produtos sem sair do aplicativo. A seção recebeu o nome de Shop e tem proposta bastante similar às aba Loja do Instagram, introduzida recentemente no Brasil.
- Como usar a loja do Instagram para fazer compras online
- Como esconder anúncios políticos no Facebook e Instagram
- Como bloquear notificações do Facebook Marketplace
Segundo o Facebook, a ideia do Shop é tornar a rede social um local "ideal para as pessoas encontrarem produtos de empresas que amam, descobrirem novos negócios e fazerem compras, tudo em um só lugar". A aba está atualmente em fase de testes nos EUA e deve ser lançada oficialmente nos próximos meses.
Mais controle às empresas
Além da aba dedicada para compras, o Facebook adicionou uma série de recursos para tornar mais simples a criação e o gerenciamento de lojas online. Nas próximas semanas, a promessa é de disponibilizar para empresas novos layouts para apresentação de produtos e visualização em tempo real de coleções à medida que são projetadas, além da capacidade de criar lojas automaticamente para novos vendedores e possibilitar insights para medir resultados na plataforma.
Outra novidade é a possibilidade de entrar em contato com o suporte do estabelecimento virtual diretamente pelo Facebook Messenger e do Instagram Direct. Os clientes poderão visualizar produtos no chat e será possível compartilhá-los facilmente com amigos e familiares. Segundo o Facebook, também será possível contatar os clientes pelo WhatsApp em breve.
Compras “ao vivo”
O Facebook também começou a testar a função Live Shopping, que basicamente permite ao usuário assistir a uma transmissão ao vivo de um produto antes de decidir adicioná-lo ao carrinho. A ideia parece ser oferecer mais recursos tanto para quem vende divulgar o seu produto quanto para quem compra saber mais a respeito de um item.
Novidade para o Instagram
A partir das próximas semanas, o Instagram Checkout, ferramenta que permite concluir transações sem sair do aplicativo, também será expandido para todos os vendedores qualificados nos EUA. A empresa informou que as taxas de transação serão dispensadas até o final do ano devido à pandemia de COVID-19.
Entramos em contato com o Facebook para saber se há alguma previsão de lançamento da aba dedicada para compras do Facebook no Brasil, mas ainda não tivemos resposta. Atualizaremos a matéria assim que possível.
Fonte: Facebook