Facebook sabe exatamente como os usuários dão suas risadas

Por Redação | 10 de Agosto de 2015 às 13h59
photo_camera Divulgação

Não é segredo que o Facebook monitora uma série de informações sobre seus usuários. Seus gostos, suas viagens e até mesmo seus melhores amigos já fazem parte do banco de dados da empresa. No entanto, você sabia que Mark Zuckerberg sabe até mesmo o jeito que você ri?

A rede social revelou um estudo feito exatamente para identificar a forma como as pessoas dão risada em suas publicações e comentários, além de mapear o perfil do usuário de tipo de gargalhada. Afinal, o que é mais popular? Um "haha", um "hahaha", o "hehe", "rsrs" ou o famigerado "lol"? Pois é exatamente isso que a companhia vem tentando descobrir.

Segundo uma postagem feita em seu blog oficial, o monitoramento vem sendo feito desde o final do último mês de maio e, mesmo sem analisar as mensagens enviadas no bate-papo, o Facebook conseguiu reunir dados que mostram claramente quais as maneiras de rir mais usadas pelas pessoas na internet. Para isso, a rede social captou automaticamente aquelas publicações que eram identificadas como riso e as catalogou automaticamente.

Dados Facebook Risada

Mais do que isso, ela ainda identificou os emojis relacionados às risadas e cruzou o uso de cada tipo de gargalhada com o gênero, idade e até a localização de cada pessoa. O único ponto é que, pelo menos neste primeiro momento, os resultados dizem respeito apenas aos Estados Unidos — embora não seja difícil imaginar que haja uma semelhança no comportamento do usuário brasileiro.

Segundo o relatório apresentado pelo Facebook, a forma mais comum de rir é o "haha", seguido de alguns emojis e, por fim, o "hehe". Só que, o que parece ser algo bem lógico ganha contornos mais complexos quando levamos em consideração as variações de cada um deles, como uma versão maior (um "hahahaha", por exemplo) ou mesmo um erro de digitação — o que poderia representar euforia e animação na frente do PC.

Conforme foi revelado, cerca de 51,4% dos usuários analisados preferem o "haha", enquanto 33,7% já abraçaram os emojis e 13,1% ficam com o "hehe". E, contrariando o que muitos imaginavam, o "lol" vem se mostrando uma gíria em desuso, sendo usada em apenas 1,9% das vezes.

Dados Facebook Risada

Já em termos demográficos, ficou claro que as pessoas mais novas e as mulheres são os grandes adeptos das carinhas, enquanto a maioria dos homens ainda usam algum tipo de "hehe" na sua comunicação. Isso fica bem claro em um dos vários gráficos liberados pelo Facebook, mostrado acima, que apresenta a incidência de cada expressão dentro de diferentes faixas etárias.

Outro dado curioso diz respeito à extensão de cada risada. De acordo com o Facebook, cada "sílaba" do riso funciona como uma espécie de peça de LEGO e que as pessoas vão agrupando-as à medida que acham algo engraçado. Assim, quanto maior a risada, mais divertido é o conteúdo. No entanto, nem todos os tipos de riso apresentam essa variação.

A grande maioria dos usuários, por exemplo, prefere usar apenas um emoji nas mensagens, enquanto a média de caracteres usados com "ha" e "he" é de 4 e 6. Para a rede social, isso mostra que as pessoas veem as carinhas como uma forma bem mais concisa de comunicação, uma vez que um único símbolo é capaz de representar aquilo que as demais pessoas fazem de modo mais extenso.

Dados Facebook Risada

E o que isso tudo representa? Difícil dizer, mas é bem possível que isso nos traga algumas mudanças sutis nos recursos do Facebook no futuro. Ainda que a maioria das pessoas use o "hahaha" para rir, o fato de as novas gerações gostarem muito dos emojis pode fazer com que tenhamos um destaque maior dessas carinhas no futuro próximo — ou, pelo menos, até uma nova tendência ser criada.

Afinal, como você ri em suas conversas e mensagens?

Via: Facebook, Wired, The Verge