Facebook revela informações sobre seu sistema open source de deep learning

Por Redação | 23 de Junho de 2016 às 19h48

O Facebook publicou em seu blog oficial uma pesquisa acadêmica detalhando o Torchnet, um novo software open source que foi criado para elaborar uma linha que organiza elementos de deep learning. O relatório sobre a tecnologia foi apresentado nesta quinta-feira (24) na ICML 2016 (Conferência Internacional de Aprendizado de Máquina, em tradução livre).

O deep learning é um tipo de processo em que a inteligência artificial trabalha em diversos tipos de dados (como fotos e textos) e adquire conhecimentos por si só. Ao invés de construir um novo equipamento de deep learning do zero, o Facebook decidiu utilizar a biblioteca open source Torch, que já havia recebido contribuições da própria rede social no passado.

A Torchnet, que é escrita em Lua e pode rodar em chips padrão x86 ou unidades de processamento gráfico (GPUs), também permite que seu programador reutilize um determinado código, o que significa menos trabalho e menores chances de bugs no sistema.

O Facebook também não é a única empresa que está criando ferramentas para o Torch. O Twitter também está trabalhando na biblioteca. Por outro lado, a Torchnet também pode não ficar restrita à biblioteca: seus elementos podem ser implementados em outros tipos de redes de deep learning, como a Caffe e o TensorFlow, do Google.

A primeira versão do Torchnet foi lançada há sete meses pelo Facebook. Segundo o cientista Lars van der Maaten, do grupo de pesquisa de Inteligência Artificial do Facebook, várias equipes na companhia utilizam o Torchnet para finalidades diversas, desde reconhecimento de imagem até processamento natural de linguagem.

Aliás, a rede social anda bem animada com o Torchnet, pois ele pode transformar a experiência dos usuários em algo muito mais fluído e atraente que qualquer outro conteúdo na internet. E, pelo visto, promete.

Ficou curioso? Saiba mais acessando o relatório completo sobre o Torchnet!

Via: Venture Beat

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.