Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook remove rede que vendia curtidas, seguidores e páginas

Por| 15 de Agosto de 2018 às 10h27

Link copiado!

Facebook remove rede que vendia curtidas, seguidores e páginas
Facebook remove rede que vendia curtidas, seguidores e páginas
Tudo sobre Facebook

O Facebook anunciou nesta quarta-feira (15) a remoção de uma rede de páginas, grupos e perfis falsos voltados para inflar artificialmente as métricas de curtidas, reações, alcances e seguidores. De acordo com a empresa, a responsável pelas ações foi a PCSD, uma entidade supostamente baseada no Brasil e que estaria utilizando os serviços da empresa de forma irregular e automatizada em busca de ganho financeiro.

Na ação, foram retirados do ar 72 grupos, 50 contas e cinco páginas que pertenceriam aos grupos. Tais espaços serviam para divulgar e vender os serviços da organização, aumentando o engajamento de publicações na rede social e gerando métricas de público que não correspondiam ao alcance e interações reais de uma publicação.

Com a descoberta, o Facebook afirma ter acabado completamente com a rede pertencente ao PCSD, removendo completamente o grupo de sua plataforma em respeito aos termos de uso. As regras da rede social proíbem a criação de contas falsas e a disseminação de spam por meio dos perfis, bem como o uso de sistemas automatizados e exércitos de bots para inflar o engajamento e alcance de publicações que, de outra maneira, não chegariam tão longe assim.

A empresa não disse exatamente em que segmento o PCSD estava envolvido, mas deu a entender que a operação do grupo na rede social tem a ver com motivos políticos. Isso se deve ao fato de a investigação que levou ao banimento anunciado nesta quarta ter tido seu início após alertas de uma organização americana, a Atlantic Council. Ela investigava a manipulação e a proliferação de sistemas automatizados para ampliação de páginas durante as eleições no México, que aconteceram em junho deste ano.

Continua após a publicidade

O Facebook aproveitou a ocasião para atualizar os números relacionados a seus esforços de “limpeza” da rede social, com foco, principalmente, em redes de manipulação política e proliferação de discurso de ódio. De acordo com a companhia, apenas entre janeiro e junho deste ano foram 583 milhões de contas falsas derrubadas em todo o mundo, além de 837 milhões de publicações retiradas do ar por terem sido identificadas como spam ou item contra os termos de uso da plataforma.

Esta é a segunda ação recente anunciada pelo Facebook contra redes de supostos perfis falsos. Em julho, a companhia anunciou a remoção de 196 páginas e 87 contas de usuários que estariam relacionados a uma campanha de disseminação de fake news e voltada para manipulação política durante as eleições de outubro. Na ocasião, fontes ligadas à plataforma associaram o grupo ao Movimento Brasil Livre (MBL), alinhado à direita. A ação motivou protestos dos apoiadores e fortes negativas dos envolvidos com a organização, bem como ameaças de processo e outras ações contra a rede social.

Fonte: Facebook