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Facebook remove 2,6 mil contas e páginas no Facebook e Instagram

Por| 26 de Março de 2019 às 12h59

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Facebook remove 2,6 mil contas e páginas no Facebook e Instagram
Facebook remove 2,6 mil contas e páginas no Facebook e Instagram
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O Facebook anunciou a remoção de 2.632 contas da rede social, bem como do Instagram, pelo que chamou de comportamento inautêntico coordenado. De acordo com a empresa, perfis oriundos de países como Rússia, Irã, Macedônia e Kosovo estavam engajados em uma operação de desinformação e propagação de notícias falsas ou manipuladas com viés político.

Segundo a plataforma, as contas retiradas do ar nos países identificados não agiam juntas, mas sim da mesma forma. Por mais que os interesses envolvidos na manipulação sejam voltados para políticas locais, principalmente no caso do Irã e da Rússia, todas usavam os mesmos métodos, se passando por organizações não-governamentais, agências de notícia, associações de mídia e influenciadores para levar adiante informações que agradem às administrações de cada território.

A maior parte dos perfis desativados, 1.907, era operado da Rússia e estava envolvido não apenas na citada manipulação política, mas também em operações de compartilhamento de spam. Neste grupo, o Facebook também encontrou o que chama de “comportamento enganoso”, voltado para mascarar as atividades reais de desinformação. Elas se adicionavam e conversavam entre si, como forma de criar uma aparência de legitimidade, além de compartilharem informações legítimas em meio àquelas que faziam parte da campanha de manipulação.

Outras 513 contas foram bloqueadas e associadas ao Irã, enquanto as 212 restantes se dividem entre Macedônia e Kosovo. Entre os conteúdos compartilhados por elas estavam notícias, em sua maioria, a partir de fontes oficiais dos países, e comentários políticos focados em tensões locais, voltadas a criar um discurso favorável ou incitar discussões pró-governo.

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No total, os perfis e páginas retirados do ar alcançavam quase 700 mil pessoas não apenas nos países citados, mas majoritariamente neles. O Facebook também desativou anúncios ligados às redes de desinformação, que teriam gasto cerca de US$ 21 mil em propagandas veiculadas entre outubro de 2013 e março de 2019. Tais números, de acordo com a empresa, ainda não são finais e podem ser ainda maiores uma vez que a rede social finalizar a análise orgânica do conteúdo.

Na investigação que levou à remoção dos perfis, o Facebook contou com a ajuda de agências de notícia da Austrália. Além disso, a empresa disse que as informações sobre perfis e contas foram repassadas às autoridades para possíveis investigações.

Fonte: Facebook