Facebook relança app que indica bares, restaurantes e festas nos arredores

Por Redação | 15 de Novembro de 2017 às 14h29

Em mais uma tentativa de expandir alguns de seus serviços para fora de si mesmo, o Facebook relançou seu aplicativo de eventos com um novo nome e novas funcionalidades. A ideia é permitir que os usuários usem o GPS para encontrar restaurantes, bares, festas e outros pontos de interesse nos arredores, ajudando, por exemplo, na organização de um encontro com amigos.

Rebatizado como Facebook Local, o software utiliza a base de mais de 70 milhões de páginas de serviços disponíveis na rede social para constituir um mapa de interesses, distribuídos em diferentes categorias. Além daquilo que está nas proximidades, é possível fazer pesquisas em busca de lugares mais distantes, sempre tendo acesso a mapas, fotos, informações de funcionamento e, principalmente, reviews feitos por outros usuários da rede social.

Facebook Local reúne opções de estabelecimentos, eventos e check-in

Além disso, o software permite ver em que locais os amigos estão, desde que eles tenham feito check-in em estabelecimentos ou tenham essa opção ativada em seu aplicativo mobile. Mais uma vez, de acordo com a empresa, trata-se de uma boa maneira de organizar encontros ou reuniões – ou evitar aquela pessoa indesejada.

Fora os mapas, estabelecimentos e a localização de amigos, o app também dá destaque aos eventos para os quais o usuário foi convidado ou confirmou presença. Também é possível acessar um calendário com todos eles, ao qual são adicionados outros que podem ser de interesse ou que têm uma boa quantidade de amigos comparecendo.

Afinal de contas, é exatamente para isso que eles servem, com o primeiro entregando sugestões e informações sobre estabelecimentos, enquanto o segundo forma um mapa de contatos nos arredores. Ao unir as duas coisas, o Facebook Local deseja manter ainda mais seus utilizadores dentro de sua própria plataforma, além de deixar para trás o fracasso do aplicativo de eventos, lançado no ano passado e que, em meio à pouca divulgação e interesse, não teria chegado nem mesmo a 100 mil downloads em todo o mundo.

De acordo com o Facebook, o lançamento do Local também motivou uma mudança nas próprias funcionalidades da rede social, que também ganharão funcionalidades semelhantes. No aplicativo central da plataforma não existirá a união entre eventos, amigos e estabelecimentos, mas os usuários ainda poderão ver o que está nos arredores por meio da antiga opção Nearby, que agora ganha o mesmo nome da empreitada.

Por enquanto, a solução está disponível somente nos Estados Unidos, de forma exclusiva para usuários do iOS. O Facebook não disse exatamente quando uma expansão internacional virá, nem deu uma data para a chegada da versão Android (que já aparece em imagens de divulgação), mas basta dar uma pequena olhada na solução para entender em quem ela está mirando. Os alvos da vez são serviços como Yelp e Foursquare.

A iniciativa, então, pode seguir dois caminhos. O primeiro é o da obscuridade, assim como já aconteceu com outras soluções que tentaram emular o funcionamento de aplicativos consagrados e falharam. O segundo é o da explosão, assim como aconteceu com o Instagram Stories, por exemplo, não apenas caindo no gosto do público, mas também minando a presença online da concorrência com a qual a companhia desejou bater de frente. A ver, agora, qual será o resultado obtido pelo Facebook Local.

Fonte: Facebook

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.