Facebook registra tecnologia para gerar emojis com fotos do usuário

Por Redação | 17 de Maio de 2016 às 15h49

O tempo dos emoticons genéricos pode estar contado. O Facebook registrou uma tecnologia capaz de substituir os tradicionais emojis por versões personalizadas, que utilizam imagens do próprio usuário para demonstrar emoções. Tudo sem a necessidade de configuração manual, como acontece no Telegram ou nos áureos tempos do MSN, por exemplo.

Aqui, o responsável pelo funcionamento da solução é um algoritmo, que varreria os álbuns públicos do usuário em busca de fotos que exibiriam emoções semelhantes às dos emojis, fazendo a substituição de forma automática. Todo o processo de corte e otimização também seria feito sem intervenção humana, com o conjunto personalizado de emoticons valendo única e exclusivamente para ele.

Facebook algoritmo emojis

A tecnologia seria restrita a um pequeno grupo de emojis, aqueles que exibem as emoções mais fortes e facilmente detectáveis pelo algoritmo. Seria simples para o sistema, por exemplo, reconhecer fotos em que o usuário está sorrindo, dormindo ou chorando, mas expressões mais complexas poderiam acabar ficando de fora.

Tudo claro, é um projeto. A patente está registrada e, para o Facebook, poderia significar uma maneira de se posicionar lado a lado com o Slack ou o já citado Telegram, mas simplificando a composição de emojis personalizados. Outros serviços, como o Twitch, por exemplo, também permitem a criação de conjuntos exclusivos de emoticons, mas dependem de intervenção humana para seleção das imagens e associação delas a determinadas emoções.

O registro de uma tecnologia desse tipo, também, não significa que ela está a caminho. Muitas vezes, a obtenção de patentes serve mais para proteger invenções e inovações próprias do que indicar novas funcionalidades. O Facebook não falou sobre o assunto oficialmente.

Fonte: The Next Web

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.