Facebook redefine conceito de usuário ativo na rede social

Por Redação | 06 de Novembro de 2015 às 11h31
photo_camera Divulgação

Nos últimos anos, você não precisava visitar o Facebook para ser considerado um usuário ativo na rede social. Em vez disso, a empresa considerava pessoas que compartilhavam conteúdo por lá a partir de aplicativos de terceiros ou sites como usuários ativos. Sendo assim, bastava que você compartilhasse sua pontuação do Candy Crush, por exemplo, para que fosse inserido na lista de usuários que realmente utilizavam a plataforma. Agora, no entanto, isso está prestes a mudar.

Após a divulgação dos resultados financeiros do terceiro trimestre, a empresa só conta os usuários que realmente visitam o Facebook através do aplicativo, web ou mobile. Realizar login de seu perfil no Messenger também adicionará você na lista de usuários ativos mensais da rede social. Assim, apenas as pessoas que realmente utilizam o site, e não apenas que compartilham coisas por lá, estarão nos números divulgados pela empresa.

Mas e o impacto dessa mudança na contagem geral de usuários ativos? Aparentemente, não é muito grande. Em comunicado, um porta-voz da empresa disse que "os usuários mensais ativos a partir de sites ou apps de terceiros integrados ao Facebook são realmente uma pequena parte dos números dos trimestres anteriores". Isso realmente parece ser verdade se analisarmos o que foi divulgado no terceiro trimestre deste ano.

Os 1,55 bilhão de usuários que a empresa anunciou no último trimestre já estariam alinhados com essa nova definição, segundo o porta-voz. Isso significa que a empresa adicionou 60 milhões de novos usuários de julho a setembro, eliminando simultaneamente os compartilhadores de conteúdo em apps de terceiros. Por comparação, o Twitter acrescentou apenas 4 milhões de novos usuários no último trimestre.

Via Re/Code

Fonte: http://recode.net/2015/11/05/facebook-just-changed-its-definition-of-active-user/

Canaltech no Facebook

Mais de 370K likes. Curta nossa página você!