Facebook reconhecerá usuários em fotos mesmo sem ver seus rostos

Por Redação | 23.06.2015 às 09:43

O Facebook está trabalhando num novo recurso que promete facilitar a vida de quem costuma subir várias fotos na plataforma. A novidade envolve a tecnologia de reconhecimento facial da rede social, que, em breve, não precisará nem mesmo ver o seu rosto para saber quem você é.

Todo o serviço está sendo feito pela equipe de inteligência artificial do Facebook, que está desenvolvendo um novo algoritmo de reconhecimento experimental capaz de reconhecer as pessoas mesmo se as fotos não estiverem em uma boa qualidade ou os rostos não apresentarem características suficientes para serem reconhecidos.

O chefe da equipe, Yann LeCun, exemplifica o funcionamento do serviço usando o próprio CEO da rede social: "Você pode reconhecer Mark Zuckerberg muito facilmente porque ele sempre usa uma camiseta cinza", diz.

Segundo a equipe, as pessoas também já são capazes de reconhecer umas às outras sem precisar ver o seu rosto. Eles afirmam que o recurso já apresenta uma precisão de 83%, sendo uma taxa de sucesso sólida, principalmente levando em conta que se trata de uma ferramenta para o usuário final.

Fonte: The Next Web