Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook testará download de vídeos para assistir offline

Por| 06 de Julho de 2016 às 18h55

Link copiado!

Facebook testará download de vídeos para assistir offline
Facebook testará download de vídeos para assistir offline
Tudo sobre Facebook

Que o vídeo é a grande menina dos olhos do Facebook atualmente, todo mundo já sabe. Mas essa dinâmica, apesar de extremamente bem-sucedida para a rede social, também cobra seu preço sobre os usuários, principalmente, nos planos de internet, nem sempre ilimitados e, muitas vezes, nem mesmo velozes o bastante para garantir uma boa experiência. Pensando nisso, a empresa vai começar a testar um sistema que permita o download de clipes para serem assistidos depois.

A ideia é, basicamente, a mesma que tanta gente já aplica hoje em dia com conteúdos como podcasts ou músicas. Os usuários fariam o download dos vídeos pela rede Wi-Fi, e somente poderia acessá-los utilizando o aplicativo do Facebook. Eles não podem ser acessados pelo gerenciador de arquivos dos aparelhos, e se desejarem, os produtores de conteúdo também podem impedir o acesso desta maneira por meio de uma opção específica no menu de configurações.

A ferramenta entra em fase de testes no dia 11 de julho, com um público restrito e especificamente na Índia. O país é um dos maiores do mundo em termos de usuários do Facebook, entretanto, a escolha vai além disso. É lá, também, que estão condições semelhantes às encontradas em muitos países ainda em desenvolvimento, onde a internet não é boa o suficiente para a utilização dos vídeos, ou onde as pessoas podem evita-los devido aos planos de rede móvel restritivos e caros.

Ao mesmo tempo em que tais territórios não possuem uma rede adequada para utilização, entretanto, é justamente neles que o Facebook tem enxergado gigantesco crescimento em usuários e interesse. Iniciativas como a possibilidade de download de vídeos vem para somar a outras, como o projeto Free Basics, que entrega serviços básicos até mesmo em dumbphones, e versões mais simples do aplicativo da rede social para Android.

Continua após a publicidade

De acordo com a empresa, os participantes do teste foram escolhidos aleatoriamente, e a função de downloads será liberada somente na versão do Facebook para o sistema operacional Android. Não se sabe por quanto tempo o experimento vai durar nem o lançamento final da ferramenta.

Fonte: TechCrunch