Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Facebook quer organizar feed de notícias usando abas

Por| 19 de Fevereiro de 2020 às 11h09

Link copiado!

Pixabay
Pixabay
Tudo sobre Facebook

O Facebook pode estar trabalhando em novas opções de organização do feed de notícias, inclusive trazendo de volta o destaque à ordem cronológica de postagens. Pelo menos é isso o que aparece escondido no código-fonte do aplicativo da rede social para Android, que traz um inativo sistema de abas que divide a linha do tempo em três — a tradicional, organizada por relevância; uma segunda, cronológica; e uma terceira apenas com os posts já vistos pelo usuário.

O recurso foi encontrado por Jane Manchun Wong, engenheira reversa e especialista em localizar esse tipo de funcionalidade antes da hora. O Facebook confirmou que a funcionalidade está sendo estudada, primeiro em testes internos, com a possibilidade de seguir para uma experimentação externa mais tarde, ou seja: estamos falando de um recurso ainda longe de sua disponibilização pública.

Continua após a publicidade

Seja como for, a verdade é que as duas abas servem como uma forma de dar mais destaque a estilos de exibição que já existem hoje. O feed de notícias organizado por algoritmo é o padrão do Facebook, mas se o usuário quiser, por meio de uma opção na barra lateral da rede social ou no topo da tela do aplicativo, pode visualizar tudo em ordem cronológica. Além disso, o acesso a uma URL específica, facebook.com/seen, traz o histórico de publicações já visualizadas, caso o utilizador queira encontrar algo novamente mais tarde.

Como aponta o The Next Web, é possível que a adição das abas seja uma experimentação de algo maior, com novas opções de controle que envolvam a criação de linhas do tempo personalizadas ou o acompanhamento de feeds com assuntos específicos. O Facebook já experimentou esse tipo de coisa, testando um sistema em que a linha do tempo exibiria apenas fotos, vídeos ou melhores amigos, mas o recurso acabou não sendo liberado a todos e foi abandonado teoricamente por poluir demais a tela.

Os testes com o retorno da ordem cronológica parecem estar na mente do Facebook como um todo. Na última semana, a mesma Wong descobriu um recurso no Instagram que pode voltar a permitir a exibição de publicações em ordem de postagem, com uma opção específica para ver as últimas fotos dos contatos e acessar o que há de mais novo na plataforma. Novamente, trata-se de uma funcionalidade em fase de testes que nem mesmo foi confirmada oficialmente.

Como sempre, o lançamento de recursos desse tipo vem para tornar as coisas mais fáceis e customizada aos gostos dos usuários, além de, claro, ampliar o tempo que eles passam no aplicativo. Por enquanto, porém, não existe data prevista nem mesmo para os testes do novo estilo de organização do feed, com a ideia ainda estando em seus estágios preliminares de implementação.

Continua após a publicidade

Fonte: The Next Web, TechCrunch