Facebook quer monetizar Messenger com anúncios enviados por empresas a usuários

Por Redação | 19.02.2016 às 10:17

Atualmente, o Facebook Messenger é um dos principais aplicativos de comunicação entre os usuários de todo o mundo. Segundo dados revelados no início do ano, o serviço possui mais de 800 milhões de usuários mensais, um número que começa a levar o Facebook a pensar em novas maneiras de monetizar o negócio.

De acordo com informações vazadas, a rede social está estudando permitir que empresas enviem anúncios para os usuários como uma maneira de se promoverem e interagirem diretamente com seus clientes. A proposta da rede social é permitir que as empresas interajam somente com as pessoas que estão interessadas em sua marca, pois os anúncios do Messenger só serão mostrados se as empresas já tiveram apresentado algum contato diretamente com os usuários. Dessa forma, as empresas poderão enviar anúncios de vendas ou informações de produtos para todos aqueles com quem mantêm contato.

Facebook Messenger

O novo recurso chega no mesmo momento em que a rede social está testando a implementação de uma maneira de fazer com que os usuários interajam diretamente com as empresas. Ao utilizar links específicos e únicos para cada companhia, o usuário inicia uma conversa no aplicativo. Caso a página alcance um índice de resposta de 90% diariamente, o link se tornará pesquisável dentro da plataforma, o que aumenta as chances de interação entre a marca e potenciais clientes.

As mudanças promovidas pelo Facebook para monetizar seu mensageiro instantâneo não são surpreendentes, já que a empresa realizou uma série de alterações em suas páginas para empresas nos últimos meses. Além de trazer melhorias no layout, as páginas ganharam suporte a botões de ação e alguns outros recursos que visam tornar as fanpages mais atraentes para os negócios.

Segundo as informações, os anúncios começarão a ser mostrados no Facebook Messenger a partir do segundo semestre de 2016.

Fonte: TechCrunch

Fonte: http://www.businessinsider.com/report-facebook-messenger-ads-coming-in-q2-2016-2