Facebook pode lançar app agregador de notícias chamado "Notify"

Por Redação | 15 de Outubro de 2015 às 09h00

Não é de hoje que circulam rumores na internet sobre um novo aplicativo do Facebook dedicado exclusivamente à visualização de notícias. Começou em agosto, quando o Business Insider divulgou as primeiras informações da ferramenta. Agora, o site The Awl conseguiu supostas imagens que mostram o app em sua versão final e pronta para ser lançada.

De acordo com a publicação, a novidade se chamará Notify. Diferente do que acontece na Linha do Tempo da rede social, onde é exibida qualquer notícia publicada pelas páginas curtidas pelo usuário, as manchetes que aparecem na timeline do app serão selecionadas. Isso porque apenas um número seleto de empresas seriam parceiras do Facebook - possivelmente uma medida para agregar um conteúdo mais direcionado a quem baixar o aplicativo.

Em algumas imagens divulgadas pelo The Awl, vemos um pouco do funcionamento do app. A aba "Providers" (provedores) deve reunir os publicadores das notícias, enquanto a seção "Stations" (estações) inclui os portais e tópicos mais recentes ou em destaque nessas páginas, como Vevo, BuzzFeed, Huffington Post e outros. Logo ao lado de cada uma dessas companhias está um botão, que ao que tudo indica parece ser uma opção para seguir ou deixar de seguir os posts daquela empresa.

Outra aba presente no aplicativo é a de notificações. Aqui, as últimas notícias seriam expostas com base em diferentes categorias - neste caso, o assunto principal é tecnologia -, e o usuário ainda pode acessar os conteúdos publicados hoje ou em datas passadas.

Notify

Abas do Notify devem exibir conteúdos específicos baseados nas empresas que o usuário segue. (Foto: Divulgação/The Awl)

Além dessas funções, o aplicativo também dará aos editores a possibilidade de escrever textos de até 100 caracteres acompanhados de uma URL para compartilhar as notícias mais quentes com os seguidores. Ao clicar nesse endereço, o usuário então é redirecionado à matéria completa.

Com o Notify, o Facebook quer ampliar seu domínio para além das redes sociais, assim como tem feito com o Instagram, no campo das fotos, e do Messenger e WhatsApp, no segmento de mensagens instantâneas. Também nota-se uma clara intenção da companhia de Mark Zuckerberg em competir com o Twitter, uma vez que até a interface do Notify é semelhante ao feed de notícias da rede de microblogs. O Flipboard, um dos agregadores de notícias mais populares do mundo, seria outro forte concorrente.

Vale lembrar que o Facebook já possui um aplicativo com esse mesmo objetivo. Trata-se do Paper, lançado em janeiro do ano passado, que reúne várias seções com notícias sobre esportes, tecnologia e cultura pop. O Paper foi o primeiro produto do Facebook Creative Labs, uma iniciativa da companhia que promove e incentiva pequenos times a desenvolverem novos apps voltados para dispositivos móveis. Quanto ao Notify, a expectativa é que ele seja disponibilizado em novembro deste ano.

Fontes: The Awl, The Verge