Facebook pode implementar efeitos de suavização em imagens e karaokê em vídeos

Por Jessica Pinheiro | 06 de Julho de 2018 às 11h05
Bloomberg
Tudo sobre

Facebook

Graças a duas novas patentes que tinham sido arquivadas no ano passado e foram reveladas nesta sexta-feira (6) pelo Facebook, muitas especulações acerca de novos recursos que serão agregados a rede social estão surgindo. As novidades sugeridas incluem uma transmissão ao vivo com direito a uma função karaokê, além de um efeito de suavização nas imagens que poderão ajudar a encobrir imperfeições de pele em tempo real.

Esta patente referente ao processo de “melhorar ou suavizar a aparência da pele em vídeos ou imagens em tempo real" é semelhante aos filtros voltados a selfies, onde pode-se retocar a imagem e deixá-la mais brilhante ou borrada (de modo a cobrir imperfeições). A diferença é que aqui essas correções seriam feitas em tempo real, durante uma transmissão ao vivo, por exemplo.

À esquerda, a imagem está mais escura e é possível ver olheiras. À direita, além de estar maior, está mais clara e as olheiras já não são tão notáveis. (Imagem: Mashable)

O software registrado seria capaz de fazer essas adaptações, retirando ou disfarçando manchas de pele, descolorações, superfícies desiguais, rugas, dentre outros detalhes menos perceptíveis. Além disso, o documento da patente alega que o recurso poderá executar todas essas modificações sem afetar ou transformar características faciais do rosto da pessoa.

Assista Agora: Descubra o jeito certo de criar verdadeiros times de alta-performance e ter a empresa inteira focada em uma única direção.

Já a outra patente descreve mais uma funcionalidade voltada para vídeos ao vivo. Intitulado até o momento de “Facebook Live Notes”, o recurso pode permitir que a pessoa faça uma transmissão ao vivo com notas pré-definidas aparecendo em um canto para que ela possa ler enquanto faz a transmissão — mais ou menos como um teleprompter que os estúdios usam, onde o artista lê o script em uma tela.

O documento relata que “esta funcionalidade pode permitir que o usuário faça uma transmissão ao vivo com o auxílio de um roteiro preparado usando um único dispositivo, podendo ler o script enquanto olha diretamente na direção do dispositivo que está usando para a gravação”.

As figuras detalham algumas funções do Facebook Live Notes. (Imagem: Mashable)

Outra funcionalidade que essa tecnologia pode trazer junto é o karaokê. A patente utiliza do termo texto para descrever o que o recurso irá fazer, e referência letras de músicas também, incluindo a palavra karaokê, o que dá e entender que os usuários poderão cantar contando com as letras aparecendo na tela enquanto transmitem o vídeo. Vale ressaltar que muito do que foi divulgado não passa de especulação, e tudo ainda está longe de se tornar uma função efetivamente implementada pela rede social.

Ainda assim, faz sentido que o Facebook queira agregar mais funcionalidades às suas transmissões ao vivo, de modo a atrair mais usuários e contratos com terceiros. Os registros dessas patentes, portanto, demonstram que a porta está aberta.

Fonte: Mashable

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.