Facebook pode estar prestes a lançar o Facebook at Work

Por Redação | 17 de Setembro de 2015 às 13h05

A maior rede social do mundo, o Facebook, está se preparando para lançar seu novo produto, o Facebook at Work. Pelo que tudo indica, o processo de testes está avançado e poderemos ver o lançamento da ferramenta em breve. O Facebook at Work é uma versão quase idêntica da rede social que já conhecemos, mas projetado especificamente para se comunicar com colegas de trabalho. Segundo fontes, uma versão beta já está em funcionamento desde janeiro.

Mas o uso do programa-piloto está terminando e a empresa provavelmente irá lançar uma versão freemium para o público corporativo até o final o ano, disse o chefe do Facebook at Work, Julien Codorniou, durante uma entrevista para o Re/Code.

O Facebook tem utilizado uma versão do Facebook at Work internamente há anos. Relatórios mostram que a rede social começou a construir a ferramenta para outras empresas quase 15 meses atrás. Quando, exatamente, o Facebook irá lançar o produto ainda não está claro. Um dos principais empecilhos que a empresa encontrará é convencer os clientes a abrir mão de seus produtos de escritório existentes, em alguns casos, com anos de mensagens arquivadas e documentos armazenados.

Já são mais de 100 empresas que estão utilizando a versão beta da Facebook at Work, que ainda está crescendo, segundo Codorniou. Muitas dessas empresas estão começando a expandir internamente o produto somente agora. A Heineken, por exemplo, vem testando o produto com apenas 40 de seus principais executivos, mas planeja expandir a ferramenta para todos os funcionários norte-americanos até o final de setembro. A LiNiO, empresa de e-commerce da América Latina, está expandindo o produto internamente para 200 a 2 mil de seus funcionários até o final deste mês.

Facebook Work

O Facebook não espera fazer muito dinheiro a partir do novo produto. Em vez disso, o Facebook at Work poderá ser oferecido para as empresas em uma versão gratuita onde os recursos extras ou análises de contas serão pagos, disse Codorniou. O que exatamente será gratuito e o que será pago "ainda está sendo definido", acrescentou o executivo. Não está claro quantos funcionários, por exemplo, o serviço irá suportar em sua versão gratuita, ou o quanto as empresas terão de pagar para inserir novos usuários a partir do limite "free". Sendo assim, o Facebook pode usar uma abordagem semelhante à Slack, que cobra por recursos extras como arquivamento de mensagens e extenso suporte ao produto.

O que está claro até o momento é que o Facebook at Work virá como concorrente direto do Slack e do Yammer, adquirido pela Microsoft. Um ponto positivo do novo produto do Facebook é o fato de ele ser familiar. Muitas pessoas já sabem como usar o Facebook e isso certamente será um dos principais pontos de venda que a empresa utilizará.

"Se alguém é recém-chegado na empresa, eles sabem como usar essa ferramenta desde o primeiro dia", explicou Ryan Holmes, CEO da Hootsuite, que faz parte do grupo beta de teste do Facebook at Work. "Então, o custo de treinamento é zero. Isso é importante."

Por outro lado a familiaridade também pode ser um dos pontos negativos do Facebook para conquistar novos clientes. No ambiente de trabalho, os usuários são capazes de alternar suas contas pessoais e profissionais no Facebook. Sendo assim, a empresa terá que convencer os empregadores que utilizar a ferramenta não resultará em perda de produtividade.

Até agora isso parece não ser uma preocupação, pelo menos para algumas das empresas que participam do programa beta. "Nós somos uma empresa moderna", disse José María Pertusa, CMO da LiNiO. "Nós realmente esperamos que eles usem as mídias sociais". Já Holmes, da Hootsuite, disse que "é irrealista para as organizações tentarem bloquear as pessoas fora do contexto social. É como dizer às pessoas que elas não podem ter seu próprio telefone pessoal".

Via Re/Code

Fonte: http://recode.net/2015/09/16/facebook-is-about-to-take-the-training-wheels-off-facebook-at-work/

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.