Publicidade

Facebook pode enfrentar intervenção e regras mais restritas pelo FTC

Por| 15 de Agosto de 2018 às 16h40

Link copiado!

KQED
KQED
Tudo sobre Facebook

Um dos grupos mais ferrenhos contra o Facebook, chamado de Freedom from Facebook, pediu ao Federal Trade Commission (FTC), orgão regulatório dos EUA, para quebrar o monopólio da empresa e estabelecer controle sobre os usuários da rede social, de forma a garantir a segurança dos dados dos mais de 2 bilhões de usuários da plataforma. Este pedido ainda é resultado do escândalo da Cambridge Analytica que resultou no uso indevido de dados de 87 milhões de usuários na plataforma.

O grupo defende que a empresa quebrou uma decisão judicial assinada com o FTC em 2011, em que o Facebook concordou em pedir consentimento explícito a seus usuários antes de compartilhar informações com empresas parceiras. Ainda, o Facebook precisaria contratar uma auditoria externa para verificar a cada dois anos se as práticas estavam sendo efetivas.

Segundo o Freedom from Facebook, tal acordo foi quebrado com o caso da Cambridge Analytica. Atualmente, o FTC ainda está analisando o fato e buscando entender se realmente houve quebra do acordo. Caso o órgão chegue a esta conclusão, o Facebook pode ser multado em US$ 40 mil por cada vazamento de informações; ou seja, um total que ultrapassa a casa dos trilhões de dólares, o que certamente quebraria a empresa.

O grupo ainda acusa a rede social de monopólio, dizendo que a companhia de Zuckerberg detém três quartos do tráfico de informações em redes sociais dos Estados Unidos. Assim, o grupo pede três ações ao FTC: que faça a cisão de WhatsApp, Instagram e Messenger do Facebook, quebrando assim parte do monopólio; reforce padrões internos de operação; e imponha regras mais restritas de privacidade à rede social.

Continua após a publicidade

Além do FTC, o Facebook ainda está sendo investigado pelo FBI e o Departamento de Justiça dos EUA. O órgão regulador tem audiências agendadas para o meio de setembro e fim de dezembro para falar sobre o assunto.

Fonte: Fox News, Freedom From Facebook