Facebook pode criar emojis personalizados com os rostos dos usuários

Por Redação | 18.05.2016 às 09:56

O Facebook pode estar planejando deixar os emojis mais pessoais para os seus usuários. Uma nova patente registrada pela rede social descreve um algoritmo de reconhecimento de expressões nas fotos dos usuários para, então, transformá-las em emojis com o rosto do usuário. Esse procedimento seria realizado de forma automática, sem que o usuário precisasse realizar qualquer tarefa.

Em teoria, a ideia poderia reduzir consideravelmente a quantidade de emojis disponíveis. Desse modo, o software ficaria limitado a emoções mais óbvias, como um emoji sorrindo ou chorando. Por outro lado, alguns acreditam que a decisão poderia motivar os usuários do Facebook a carregarem mais fotos para serem melhor identificados e poderem utilizar mais vezes as novas carinhas.

Telegram, Twitch e Slack são serviços que já contam com um recurso similar. No caso do Telegram, o aplicativo utiliza imagens de personagens, como políticos e famosos, que se equivalem a emojis e podem ser utilizadas durante as conversas.

Patente emojis personalizados Facebook

A implementação do novo recurso do Facebook, porém, pode não ser tão fácil. Em partes da Europa e no Canadá, uma ação judicial proíbe a utilização de sistemas de codificação automática, similares ao que o Facebook terá de utilizar para reconhecer as expressões das fotos dos membros da rede social. Nos Estados Unidos, contudo, é permitido utilizar esse tipo de ferramenta.

É importante ressaltar, ainda, que o registro da patente não significa necessariamente que o Facebook já está trazendo a funcionalidade para a rede social. Os botões Reactions, por exemplo, foram patenteados dois anos antes de serem disponibilizados para o público.

Via Digital Trends