Facebook passa por instabilidade e fica fora do ar para muitos usuários

Por Redação | 28.09.2015 às 16:21 - atualizado em 28.09.2015 às 17:31

Quem tentou acessar o Facebook na tarde desta segunda-feira (28) teve inúmeros problemas. Tanto a rede social em si quando o Messenger, o serviço de bate-papo da página criada por Mark Zuckerberg, sofrem com picos de instabilidade e estão fora do ar para muitos usuários.

No Twitter, muita gente informa que o Facebook está inacessível. Ao que tudo indica, o problema é mundial — pessoas de várias partes do mundo têm usado a hastag #FacebookDown para reclamar. Os problemas se repetem pela segunda vez em menos de uma semana. Na última semana, no dia 24 de setembro, muitos usuários já haviam relatado dificuldades para utilizar o serviço, que apresentou mensagem de erro para acessos realizados de inúmeras partes do mundo.

Facebook caiu

O Facebook não tem uma mensagem de erro tão divertida quanto a do Orkut (Foto: Reprodução/Facebook)

Efeito dominó

Se o Facebook caiu, é claro que a internet não deixaria barato. O site Is It Down Right Now, que funciona exatamente para que usuários da web pesquisem se uma página em está fora do ar para todo mundo ou se o problema é específico, também saiu do ar nesta tarde. O motivo foi o grande número de conexões simultâneas — provavelmente para descobrir se a queda do Facebook era generalizada.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Facebook afirmou estar trabalhando para restabelecer o serviço. “Sabemos que algumas pessoas estão com problemas para acessar os serviços do Facebook. Estamos trabalhando para que tudo volte ao normal o mais rápido possível.", informou. Aparentemente, agora (às 17h19, horário de Brasília), o Facebook está funcionando corretamente outra vez.

Mistério solucionado?

Conforme publicou o Venture Beat, o Facebook identificou como origem da queda desta segunda-feira um problema na ferramenta Facebook Graph API. De acordo com publicação feita na página de desenvolvedores da rede social, o programador Benjamin Golub informa que “um problema na rede está tornando a Facebook Graph API temporariamente indisponível”.

O problema foi identificado por volta das 16h de hoje (horário de Brasília) e solucionado cerca de uma hora depois. Um porta-voz do Facebook informou ao Venture Beat que, resolvido o problema, todos os serviços do Facebook estão sendo restaurados normalmente. “Estamos trabalhando para trazer as coisas ao normal novamente para todos. Pedimos desculpas a todos pelo inconveniente”, informou o porta-voz.

Fonte: Facebook, Venture Beat