Publicidade

Facebook passa a oferecer suporte a e-mails criptografados

Por| 01 de Junho de 2015 às 11h12

Link copiado!

Facebook passa a oferecer suporte a e-mails criptografados
Facebook passa a oferecer suporte a e-mails criptografados
Tudo sobre Facebook

Uma nova atualização de segurança está chegando nesta semana ao Facebook e promete trazer mais proteção aos usuários de notificações por e-mail. A partir desta segunda-feira (01), usuários da versão desktop da rede social já podem incluir suas próprias chaves OpenPGP ao sistema, encriptando ponta a ponta as comunicações enviadas pelo sistema.

A implementação da novidade está sendo feita de forma gradual e com o passar dos dias deve estar disponível para todos os usuários. Além de criptografar as próprias comunicações, o Facebook também está permitindo que os interessados compartilhem suas chaves públicas com os amigos, transformando a rede social, também, em uma forma de tornar a comunicação entre pessoas mais segura.

O OpenPGP é um sistema de código aberto que permite a qualquer pessoa criar suas próprias chaves criptográficas. De posse dos códigos, um público e outro secreto, é possível criptografar as próprias comunicações de forma que apenas sistemas ou pessoas que tenham acesso aos caracteres ocultos possam visualizá-las, impedindo, por exemplo, a interceptação de dados e o roubo de informações confidenciais.

De acordo com o Facebook, em breve o sistema também deve funcionar com aqueles que não possuem uma chave OpenPGP. Para estes, a rede social fará uso de seus próprios códigos para criptografar a comunicação, garantindo também uma camada de segurança adicional para suas comunicações automáticas.

Continua após a publicidade

Em comunicado, a rede social informou que esse é mais um passo em uma série de mudanças de segurança que estão acontecendo em seus sistemas e incluem também o recente suporte à plataforma Tor, para acesso anônimo, e o uso de HTTPS em absolutamente todas as conexões à plataforma. A implementação do OpenPGP, então, vem como uma maneira de proteger as informações não apenas dentro do ambiente do site, mas também fora dele.

Fonte: Facebook