O Facebook garante que não está usando o microfone do celular para espionar você

Por Redação | 02 de Junho de 2016 às 16h44
photo_camera Divulgação

Pode ficar tranquilo: o Facebook garante que não está espionando você. Em uma postagem divulgada nesta quinta-feira (2) na aba de notícias da plataforma, a empresa negou rumores de que o aplicativo móvel da rede social esteja escutando os usuários por meio do recurso de microfone para ajudar a área de marketing direcionado da companhia.

"O Facebook não utiliza o microfone do seu celular para informar anunciantes ou para mudar o que você vê no News Feed. Alguns artigos recentes sugeriram que nós deveríamos estar escutando as conversas das pessoas para mostrar a ela anúncios revelantes, mas isso não é verdade", garante a companhia de Mark Zuckerberg.

Um dos artigos citados pelo Facebook foi o do jornal The Independent, que sugeriu que pessoas encontraram anúncios e propagandas no Facebook de coisas que elas tinham acabado de mencionar durante conversas. Porém, a rede social declarou que a plataforma só utiliza o microfone se o aplicativo tem permissão para fazê-lo e se o usuário estiver executando alguma ação em que o microfone precise estar envolvido.

Dois anos atrás, o Facebook já teve que se defender de uma acusação parecida, dizendo que a plataforma havia lançado um recurso para escutar as músicas ou a televisão do usuário enquanto eles escreviam uma atualização de status. No fim das contas, a função apenas permitia que os usuários indicassem na postagem o que elas estavam assistindo ou escutando no momento em que escreviam.

Fonte: Facebook