Facebook muda logo pela primeira vez em 10 anos e quase ninguém percebe

Por Redação | 01 de Julho de 2015 às 12h09

Você notou algo de diferente no seu Facebook nesta semana? Se sua resposta é não, você faz parte da maioria esmagadora de pessoas que não reparou na mudança de logo realizada pela rede social, que adotou uma fonte mais espaçada e com linhas mais finas para sua marca. Não fique triste, a mudança é realmente sutil o bastante para que quase ninguém repare.

Além da óbvia mudança na letra, que agora aparece grafada de maneira completamente diferente, parece mesmo que pouco mudou. Mas quando se coloca a marca antiga logo acima da nova, as mudanças ficam claras. A nova aparece com um traço mais simples, caracterizando ainda mais o logo da empresa com uma ideia de objetividade e nenhuma complicação.

De acordo com a empresa, a escolha tem um sentido e o objetivo aqui é melhorar a legibilidade em telas menores. O espaçamento maior e as linhas finas permitem que as letras sejam melhor distinguidas entre si em displays de smartphones, por exemplo, que se tornam cada vez mais o grande foco da empresa em termos de acesso e faturamento por meio de seus grandiosos esforços em publicidade mobile.

Logo Facebook

Além disso, segundo o Facebook, a ideia era modernizar a marca, tornando-a mais “amigável e acessível”. A empresa disse ter estudado diversas possibilidades, mas que a ideia familiar e ao mesmo tempo nova do logo escolhido pareceu a melhor, com a sutil mudança na fonte sendo a opção ideal. Todo o trabalho foi realizado dentro da própria companhia, sem a participação de agências ou consultorias externas.

A nova identidade já aparece em alguns dos sites e serviços associados ao Facebook e, pouco a pouco, deve estar presente em toda a presença online da empresa. Apesar disso, o ícone da letra F que aparece na guia do navegador e também na parte superior esquerda da tela, quando se navega na própria rede social, não deve ser modificado.

Fontes: Facebook, Brand New

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.