Publicidade

Facebook muda a forma de criar e de exibir as descrições dos Trending Topics

Por| 28 de Agosto de 2016 às 08h28

Link copiado!

Facebook muda a forma de criar e de exibir as descrições dos Trending Topics
Facebook muda a forma de criar e de exibir as descrições dos Trending Topics
Tudo sobre Facebook

Depois da polêmica que estourou há alguns meses, quando o Facebook foi acusado por ex-funcionários de manipular intencionalmente o conteúdo dos Trending Topics nos Estados Unidos para favorecer um determinado posicionamento político, a história esfriou. Agora, porém, a rede social anunciou que os destaques da ferramenta serão apresentados somente com título, dispensando as descrições que o acompanhavam.

A medida foi tomada para reduzir ainda mais o “dedo” humano na ferramenta, já que a interferência de pessoas foi justamente o ponto-chave do escândalo. À época, pensava-se que os destaques eram selecionados somente por algoritmos quando, na verdade, uma equipe de editores também era responsável pela seleção do conteúdo.

Os Trending Topics como eram até então (à esquerda) e a nova exibição mais "clean" (à direita). (Reprodução: Facebook)

Continua após a publicidade

Contudo, pessoas ainda são necessárias para a exibição dos Trending Topics na rede social. Agora os funcionários são responsáveis por separar “o joio do trigo”, dispensando conteúdos selecionados automaticamente, mas que não se tratam de notícias a respeito do assunto relacionado à hashtag. Por exemplo: a hashtag #lunch (que significa “almoço”) pode fazer parte dos assuntos mais falados do dia caso alguma celebridade tenha protagonizado algum escândalo durante um almoço, mas a hashtag acabará também trazendo uma série de outros conteúdos genéricos que estejam falando de algo relacionado a almoço. É aí que o crivo humano ainda é necessário.

A mudança relacionada às descrições dos destaques do Feed de Notícias não eliminará, exatamente, essa informação. A partir de agora, a lista de notícias exibida ficará mais “clean” e, para conferir uma breve descrição do conteúdo sem precisar abri-lo, basta passar o mouse por cima do link para que a descrição apareça ao lado.


Ao passar o mouse por cima da notícia, a descrição aparecerá sem precisar abrir o link (Reprodução: Facebook)

Além disso, as descrições deixarão de fazer parte das atribuições das pessoas que trabalham nos Trending Topics: a mudança também fará com que essa informação passe a ser escrita pelos algoritmos do Facebook, que selecionará um trecho do texto que possa representar uma descrição.

Continua após a publicidade

Fonte: Facebook Newsroom