Facebook Messenger deve ganhar suporte para jogos dentro do app em breve

Por Redação | 19.05.2015 às 11:20

O Messenger, aplicativo de mensagens próprio do Facebook, mas que funciona de maneira independente da rede social, já permite conversar por texto, voz, vídeo e até por GIFs. Contudo, tanta funcionalidade parece não ser suficiente para a empresa de Mark Zuckerberg, que em breve deve incluir no app um recurso bastante convidativo: jogos eletrônicos.

Segundo o site The Information, a companhia alegou que está em negociações com desenvolvedores sobre a possibilidade de criar games que rodem diretamente no mensageiro. Eles seriam baixados pela loja de aplicativos do próprio Messenger, mas a rede ainda não decidiu se os títulos ficariam instalados de forma permanente ou se só poderiam ser acessados enquanto um ou mais jogadores estiverem conectados.

Liberar o uso de jogos no app tem um motivo: de acordo com o site, o Facebook acredita que esse tipo de ferramenta pode gerar maior engajamento entre os usuários e, consequentemente, mais lucro para a gigante de Menlo Park. Além disso, a companhia não teria tido uma boa recepção ao autorizar que outros apps rodem internamente pelo Messenger.

Em março deste ano, o Facebook anunciou que o Messenger deixaria de ser um simples programa para bate-papo e passaria a ser uma plataforma mais completa, oferecendo conteúdos de outras empresas. Atualmente, usuários podem acessar uma galeria de aplicativos dentro do serviço para baixar figurinhas, acessar vídeos e outras tarefas (pagas ou gratuitas). Entre os parceiros anunciados estão a The Weather Channel, a ESPN, Zya e a Outfit7 Limited, criadora de Talking Tom.

Esta também seria uma forma do Facebook diferenciar o Messenger do WhatsApp, que também pertence à rede social, e, assim, estimular que mais pessoas instalem o mensageiro em seus tablets e smartphones. Os aplicativos possuem hoje, respectivamente, 500 milhões e quase 1 bilhão de usuários cadastrados.

Fonte: The Information