Facebook Messenger agora suporta pagamentos com PayPal

Por Redação | 24 de Outubro de 2016 às 22h22

O Facebook está estreitando seus laços com mais uma grande empresa da tecnologia. Agora, dentre as opções de pagamentos do Messenger, o usuário poderá se comunicar com bots para realizar uma compra e, no final, acertar tudo com o PayPal. E para quem já usava o sistema de pagamentos fora da rede social, poderá agora vincular seu perfil ao serviço e receber mensagens sobre as transações efetuadas, tudo diretamente pelo Messenger.

A parceria já foi anunciada anteriormente, mas a integração acaba de ser concluída. Aliás, a rede social já havia começado sua fase de testes com alguns desenvolvedores, e afirmou que vai expandir a novidade para os usuários, ainda que gradativamente. Vale lembrar que os pagamentos pela plataforma de Mark Zuckerberg não são limitados ao PayPal — quem quiser, também pode usar outros métodos existentes. Basta "trocar uma ideia" com o bot e escolher a melhor opção.

O Facebook também revelou que está trabalhando com mais empresas do setor de pagamentos, como Visa, MasterCard e American Express.

Por enquanto, nada de Brasil

Usar o PayPal para pagar compras no Facebook, por enquanto, é um luxo apenas dos americanos. Como a integração acaba de deixar sua fase de testes para iniciar um período voltado ao usuário final, é possível que a rede social opte por permanecer assim por um tempo.

No entanto, é possível que isso mude. Ao TechCrunch, o PayPal revelou que as integrações entre o mensageiro e sua plataforma de pagamentos vão "começar" nos Estados Unidos. A empresa preferiu não comentar nada a respeito de uma "internacionalização", mas deixou escapar que ainda está estudando, em suas conversas com o Facebook, fatores como "quando" e "como" isso aconteceria.

Com o acordo, parece que o Facebook está deixando de lado sua veia competitiva no ramo dos pagamentos virtuais, uma vez que aceitou usar de parcerias para incrementar um de seus principais serviços. Agora, é aguardar para colher os frutos da investida.

Com TechCrunch

Inscreva-se em nosso canal do YouTube!

Análises, dicas, cobertura de eventos e muito mais. Todo dia tem vídeo novo para você.