Facebook libera função Instant Articles para todos os usuários de iPhone

Por Redação | 20.10.2015 às 16:16
photo_camera Divulgação/Facebook

O Facebook anunciou nesta terça-feira (20) que o recurso Instant Articles vai chegar a todos que acessam a rede social a partir do aplicativo para iPhone. O novo recurso é uma forma renovada de consumir alguns conteúdos preparados especialmente para a plataforma.

Quando você vir um pequeno raio no canto superior esquerdo na imagem de destaque de um artigo, basta tocar sobre ele para carregar o conteúdo dentro do próprio aplicativo. Então, você vê o texto com uma formatação especial, com maior destaque para fotos e vídeos e ainda função especial para a reprodução de áudio.

De modo geral, o Instant Articles deixa a formatação do texto bem semelhante com o que acontece em serviços como o Medium, com foco no conteúdo e sem muitas distrações para o usuário durante a leitura. E tudo isso é acessado de forma rápida, a partir da sua linha do tempo tradicional.

10 vezes mais rápido

De acordo com o Facebook, um artigo é carregado dentro do Instant Articles até 10 vezes mais rápido em relação aos métodos tradicionais. Vale ressaltar que esta função não é um navegador embutido no app da rede social, algo que já existe há algum tempo para todos, mas uma nova forma de produzir e consumir artigos multimídia.

“Os Instant Articles não apenas conecta leitores e histórias mais rapidamente; eles também oferecem uma experiência de leitura mais rica do que o padrão dos artigos da web para mobile, com recursos dinâmicos que deixam o conteúdo mais fluido, interativo e imersivo”, revela o gerente de produto do Facebook, Michael Reckhow, em um comunicado.

Instant Articles Launches for iPhone with Thousands of New Articles Published Daily

Today Facebook launches Instant Articles for iPhone – a beautiful new way to read articles in News Feed that is faster and more interactive than ever before. Starting today, everyone on iPhone can read thousands of Instant Articles from your favorite publishers every day. Look for the lightning bolt on the top right corner of some stories shared in News Feed. The lightning bolt indicates it's an Instant Article. When you tap the story, it loads ten times faster than a standard mobile web article and the reading experience is beautiful and interactive. Check out this short video to see what Instant Articles look like. We hope you love it as much as we do.

Posted by Instant Articles on Segunda, 19 de outubro de 2015

Os “recursos dinâmicos” citados pelo executivo incluem função de autorreprodução de vídeos, que iniciam e são interrompidos automaticamente conforme você rola uma página, bem como zoom e navegação por imagens, acesso direto a fotos e vídeos e galerias, entre outros.

Depois de implementar uma nova plataforma interna de vídeos a fim de acirrar a concorrência com o YouTube, o Facebook incrementa as formas de publicação em sua página a fim de conter o avanço de outros serviços que concorrem com alguns de seus recursos.

Beta para Android

A versão estável do Instant Articles para Android foi prometida ainda para este ano para o Facebook. A grande novidade, porém, é que uma versão Beta do recurso já está disponível a partir de hoje para quem utiliza o Facebook a partir do app para o sistema mobile do Google.

Você já testou o Instant Articles? Conte-nos a sua experiência aqui embaixo, na caixa de comentários.

Fonte: Michael Reckhow/Facebook