Facebook lança seção de notícias quentes em seu aplicativo mobile

Por Redação | 15 de Agosto de 2017 às 12h49

O Facebook começou a liberar, nesta terça-feira (15), uma nova função em seu aplicativo para iOS e Android, avançando no ideal de se transformar também em uma rede social informativa. Por meio da seção “Trending News”, ou “Notícias Quentes”, os usuários podem acessar artigos e novidades em uma linha do tempo única, que reúne todas as principais informações do dia.

Como o nome já indica, a métrica principal é o quanto os assuntos estão sendo curtidos, compartilhados ou comentados. Outros fatores também entram em jogo, como a fonte das informações – uma seleção que também faz parte dos esforços do Facebook para combater as “fake news” – e também o quanto aquele artigo é importante para o leitor, fazendo uso do algoritmo geral para determinar isso.

Trata-se, também, de uma repaginação do recurso de Trending Topics, que já existe há alguns anos e reune os assuntos mais citados na plataforma por meio de hashtags. O recurso já era bastante utilizado pelos usuários como forma de se informarem, mas agora eles não precisam mais navegar em meio a diferentes postagens e memes para encontrar as notícias, seguindo diretamente para elas.

Os Trending Topics, entretanto, não estão indo a lugar algum, continuando a aparecer como sugestões na barra de pesquisas do aplicativo ou quando o usuário começa a digitar alguma coisa. Para a empresa, a ideia é separar as duas coisas, pois apesar de as notícias estarem normalmente entre os tópicos mais citados, isso nem sempre é o caso.

O Facebook também investiu em maneiras diferentes de exibir os artigos. Eles podem aparecer em uma lista única, de forma semelhante à tela de notificações da rede social, ou em um carrossel, com imagens maiores e mais texto. Além disso, ao se interessar por um link, o usuário passa a observar fotos e outras postagens relacionadas, podendo encontrar facilmente mais de um ponto de vista ou informações adicionais sobre o assunto.

As mudanças foram anunciadas originalmente em maio, mas de maneira vaga, com a empresa afirmando apenas que repaginaria sua função de Trending Topics. Agora, a tela de notícias quentes começa a aparecer para os usuários de Android e iOS apenas nos Estados Unidos, após algumas semanas de testes fechados na plataforma da Apple.

Não se sabe ao certo, entretanto, quando a funcionalidade chegará a outros países, o que inclui o Brasil, onde a novidade ainda não está disponível. Isso, entretanto, deve acontecer em breve, uma vez que as outras mudanças da rede social no que toca a proliferação de notícias e informação já estão dando as caras por aqui há algumas semanas.

Fonte: TechCrunch

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.