Facebook lança protótipo de câmera de vídeo 360 graus

Por Douglas Ciriaco | 12 de Abril de 2016 às 16h00
Divulgação/Facebook
Tudo sobre

Facebook

O Facebook acaba de anunciar o lançamento da Facebook Surround 360 Camera, uma câmera capaz de realizar registros de fotos e vídeos em 360°. Ao todo, ela conta com 17 lentes embutidas em um único dispositivo, que se assemelha a um disco voador (ou então à cabeça do robô Alpha, da primeira temporada de Power Rangers) e está apoiado sobre um tripé.

O equipamento foi apresentado nesta terça-feira (12) durante a conferência F8 e as câmeras estão distribuídas da seguinte forma: 14 nas bordas, uma estilo olho de peixe no topo e outras duas na parte inferior do disco. Além disso, ele vem acompanhado de um software exclusivo para o processamento das imagens capturadas. A combinação de tudo isso é, garante o Facebook, o melhor que se tem no ramo da captura de imagens e vídeos em 360°.

Apenas um protótipo

Durante a sua apresentação, o diretor de produtos do Facebook, Chris Cox, avisou a todos que a rede social não vai de fato produzir e vender a câmera. A ideia por trás do protótipo é fornecer tecnologia para que outras empresas possam construir câmeras a partir desta ideia original da empresa de Zuckerberg. “Nós queremos ajudar a criar um grande dispositivo de referência”, comentou o executivo.

Assista Agora: Saiba quais são os 5 maiores problemas das empresas brasileiras e comece 2019 em uma realidade completamente diferente.

Facebook Surround 360 Camera

Câmera foi exibida durante a conferência F8. (Foto: Reprodução/Facebook)

Aqui temos um ponto interessante: o Facebook está no mercado de realidade virtual e vídeos de 360° — vale lembrar que a empresa é dona do Oculus Rift e que a rede social suporta a reprodução de vídeos neste formato. Assim, esta movimentação está dentro de um contexto bastante claro: o de incentivar a proliferação deste tipo de conteúdo a fim de criar cada vez mais relevância para seus próprios produtos e tecnologias.

Uma câmera de 30 mil dólares para profissionais

Em sua fala, Cox afirma que o Facebook gastou US$ 30 mil dólares para adquirir todas as peças utilizadas na construção do protótipo. Contudo, o representante da rede social acredita que modificações e produção em larga escala possa baratear consideravelmente este custo, mas nada que vá tornar este dispositivo popular. E nem é este o principal objetivo da empresa com a Surround 360 Camera.

Facebook Surround 360 Camera

Detalhes da Surround 360 Camera. (Foto: Reprodução/Facebook)

Fica evidente que o foco do dispositivo é o mercado profissional de vídeo, seja para estúdios de cinema ou grandes produtoras. É difícil imaginar que a câmera 360° do Facebook, com capacidade para filmar em 3D e registrar imagens com resolução de até 8K, vise ser adquirida por pessoas com necessidades genéricas de filmagem.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.