Facebook lança novo feed de notícias, com publicações de toda a rede

Por Redação | 17 de Julho de 2017 às 12h58

O Facebook liberou nesta segunda-feira (17) seu “segundo” feed de notícias como forma de aumentar o engajamento dos usuários e também entregar mais conteúdo interessante para ele. O Feed de Exploração, como está sendo chamado, reúne publicações não apenas de amigos e páginas seguidas, mas também de toda a rede social, de acordo com critérios de relevância para cada usuário.

A novidade não aparece como padrão da rede social, mas é acessível em suas opções de conteúdo, pelo menu de três risquinhos na parte superior direita dos aplicativos para Android e iOS. Depois, basta tocar em "Feed de Exploração" para acessar a novidade, que por enquanto está disponível apenas para celulares e tablets, sem previsão de lançamento para desktop.

Feed de Exploração é a "segunda" linha do tempo do Facebook.

O foco da nova opção parece estar principalmente nas imagens e vídeos, conteúdos que comprovadamente já demonstraram ter eficácia maior na rede social do que textos. Memes, conteúdos humorísticos e notícias de entretenimento também parecem ter relevância maior do que notícias e informações, mas, claro, tudo depende da utilização que cada pessoa faz da rede social, uma vez que o Feed de Exploração está intimamente ligado ao algoritmo de organização de conteúdo da empresa.

O Facebook vinha testando a novidade desde o começo do ano com usuários selecionados e de forma bastante limitada, principalmente nos Estados Unidos. O lançamento sem alardes mostra que a funcionalidade ainda pode estar sendo experimentada, passando por mudanças ao longo do tempo antes de se transformar em uma opção de destaque na plataforma, se é que isso realmente vai acontecer.

Além do algoritmo que leva em conta a preferência de cada utilizador, o novo feed também exibe as publicações mais comentadas e curtidas da rede social, bem como publicações relacionadas aos assuntos mais discutidos pelos usuários. É uma forma, acredita a empresa, de não apenas aumentar o engajamento, mas também manter os usuários antenados sobre o que está acontecendo de melhor no Facebok.

O Feed de Exploração parece, ainda, dar preferência a páginas que o usuário ainda não esteja seguindo, de acordo com o conteúdo com o qual amigos e contatos estejam interagindo. Usuários comuns não devem aparecer na opção, já que a ideia do Facebook é, justamente, focar no compartilhamento de conteúdo, aumentando o engajamento dos usuários e também o alcance das publicações mais populares da rede social.

Ainda segundo o Facebook, nem todos os usuários de todo o mundo terão acesso imediato ao Feed de Exploração, mas a ideia é que ele esteja disponibilizado mundialmente nos próximos dias. Caso a opção ainda esteja inacessível para você, basta ter paciência, pois em breve ela chegará às suas mãos.

Fonte: Facebook