Facebook lança iniciativa para combater as notícias falsas na rede social

Por Redação | 04 de Abril de 2017 às 11h04
photo_camera Divulgação

O Facebook está finalmente investindo pesado na luta contra as notícias falsas na rede social. A companhia anunciou neste domingo (2) a criação de uma iniciativa em parceria com empresas e universidades para que apenas notícias verificadas ganhem corpo dentro da plataforma.

Segundo comunicado divulgado pela empresa de Mark Zuckerberg, a News Integrity Initiative se trata de “uma nova rede diversificada de parceiros que vão trabalhar juntos para focar na veracidade das informações”. A iniciativa será liderada pela Faculdade de Jornalismo da Universidade da Cidade de Nova York (CUNY), com supervisão do Centro Tow-Knight para o Jornalismo Empresarial.

Além das instituições de ensino, somam esforços na briga contra as fake news outros 25 nomes, dentre os quais o Fundo Filantrópico Craig Newmark, a Fundação Ford, a Mozilla, Jimmy Wales (fundador da Wikipédia), o Democracy Fund, a John S. and James L. Knight Foundation, a Tow Foundation, a AppNexus, a Betaworks e a Fundación Gabriel García Marquez para el Nuevo Periodismo Iberoamericano.

Ferramentas para o discernimento

A participação do Facebook na iniciativa se dá por meio do Facebook Journalism Project, que, segundo o diretor de parcerias da rede social Campbell Brown, pretende “oferecer às pessoas as ferramentas necessárias para que elas tenham discernimento sobre as informações que veem online.”

A iniciativa conta ao todo com empresas, institutos e fundações de nove países — Alemanha, Austrália, Colômbia, Dinamarca, Estados Unidos, França, Holanda, Hong Kong e Reino Unido. Segundo informa a CUNY em comunicado, a ideia é expandir a lista de membros a fim de financiar novos projetos, pesquisas e eventos.

Fontes: Facebook, Universidade da Cidade de Nova York