Facebook lança ferramenta que reúne notícias locais de 400 cidades dos EUA
Por Wagner Wakka | 29 de Novembro de 2018 às 10h12
O Facebook anunciou nesta quarta-feira (28) uma nova plataforma voltada a notícias e informações locais em mais de 400 cidades dos Estados Unidos. A nova seção na rede social se chamada Today In (“Hoje em”, em tradução literal), recorrendo ao jargão jornalístico utilizado nas notícias do país.
A novidade apresenta um novo card que aparece no feed de notícias dos usuários e agrega notícias de veículos locais, primordialmente. Ao clicar na opção, o usuário é apresentado a uma sequência de matérias de fontes confiáveis, de acordo com parâmetros do Facebook.
A rede social também mostra quais os assuntos em alta na região e separa as notícias em tópicos como esportes, política, cultura entre outros. Além das notícias, a plataforma também agrega outras informações locais, como eventos, opções de lazer, restaurantes e até mesmo notícias de colégios.
Até o momento, o Today In está sendo testado apenas nas cidades norte-americanas e também em regiões da Austrália.
Resposta à críticas
Em nota, o Facebook afirma que o Today In foi criado atendendo a pedidos dos usuários. No começo do ano, a rede social começou a fazer testes com a ferramenta por conta de uma pesquisa que descobriu que 50% dos usuários gostariam de ver mais informações locais.
“A pesquisa mostrou que as pessoas queriam o que poderia ser tradicionalmente entendido como notícias locais ou informações sobre eventos passados, como reuniões de vereadores, relatórios de crimes e atualizações do tempo — bem como informações da comunidade que poderiam ajudá-los a fazer planos, como horários de ônibus, fechamentos de estradas e aberturas de restaurantes”, informou o Facebook.
Tais informações começam a ser apresentadas automaticamente apenas a usuários que moram nas cidades atendidas pelo novo recurso. Contudo, é possível saber o que acontece no local visitando a aba manualmente e escolhendo a cidade pretendida.
Alertas e parcerias
Outra novidade é que o Facebook fechou parceria com 100 governantes locais dos EUA para criar alertas de catástrofes iminentes, além de conseguir responder de forma imediata como a população pode reagir a problemas.
Como exemplo, o Facebook cita o furacão Florence, o qual assolou parte do sudeste norte-americano no meio do ano. Ao todo, foram 17 páginas com informações atualizadas, com 73 alertas locais de apoio a usuários.
“Durante o furacão Florence, vimos o poder da funcionalidade de alertas locais segundos depois de criar um post. O aumento do engajamento, especialmente compartilhamentos, com nossas mensagens importantes teve um papel inestimável para ajudar a manter nossa comunidade segura. Ser capaz de alcançar todos os nossos seguidores e residentes na área imediatamente durante uma crise ou um grande evento é uma ferramenta crucial para virar o jogo”, informou o governo de Charlotte, uma das principais cidades afetadas pelo furacão.
Apesar de mostrar automaticamente as informações na timeline dos usuários, é possível optar por receber notificações do Today In no menu. O Facebook não informou quando pretende, nem se tem planos, expandir o serviço para fora dos EUA.
Fonte: Facebook