Facebook lança ferramenta de curadoria de conteúdo para jornalistas

Por Redação | 17.09.2015 às 14:37

Os jornalistas e produtores de conteúdo em geral ganharam nesta quinta-feira (17) uma nova ferramenta para observar tendências, acompanhar histórias em tempo real e localizar informações importantes no Facebook. A empresa está lançando o Signal, uma ferramenta de curadoria de conteúdo que facilita a localização, leitura e organização dos assuntos mais comentados do site.

A novidade permite que os tópicos mais citados na rede social sejam encontrados rapidamente. Enquanto isso, com uma pesquisa, dá para encontrar também outros temas de interesse, observando em tempo real quem, sejam páginas ou pessoas, está comentando sobre um determinado tópico, o que está sendo dito, as imagens e vídeos compartilhados e também a quantidade de curtidas ou compartilhamentos de um post.

Para facilitar a descoberta de fontes ou das origens das histórias, o Signal conta também com uma ferramenta analítica aberta a todos. A partir dela, é possível conhecer exatamente quem está sendo mais citado como parte de um tema em específico e observar de que forma a informação está se espalhando, por meio de páginas ou perfis influentes.

Facebook Signal

Além da busca por tópicos, o Signal também apresenta uma organização de conteúdo por pessoas ou categorias, em uma novidade que está disponível também no Instagram. Agora, dá para criar uma linha do tempo personalizada e separada da pessoal dos usuários, onde é possível observar as publicações de celebridades, artistas, políticos, ativistas ou outras figuras públicas.

As redes sociais terão listas pré-prontas automáticas ou criadas por equipes especializadas, que farão a seleção de acordo com as personalidades em evidência, os assuntos mais comentados e também uma análise por algoritmo daquilo que mais interessa para cada usuário. Além disso, cada um pode criar sua própria lista, adicionando nomes e páginas de acordo com a necessidade.

Para facilitar o compartilhamento de conteúdo jornalístico, o Signal também facilita a forma de incorporar postagens em sites, por meio de um código mais simples, e também lança uma API para colocação em aplicativos e páginas de terceiros. Assim, é possível curar conteúdo na rede social e disponibilizá-lo externamente para os usuários, que terão acesso às mesmas publicações em todos os lugares.

O acesso ao Signal é gratuito, porém, restrito. A ferramenta será disponibilizada apenas para jornalistas e produtores de conteúdo e, no momento, encontra-se em fase de implementação, apenas em inglês, junto a um grupo selecionado de repórteres. Ao restante, o Facebook pede um pouco de paciência e promete informar quando a novidade estará disponível a todos os interessados.

Fonte: Facebook