Publicidade

Facebook lança app exclusivo para criadores de conteúdo

Por| 17 de Novembro de 2017 às 09h34

Link copiado!

Facebook lança app exclusivo para criadores de conteúdo
Facebook lança app exclusivo para criadores de conteúdo
Tudo sobre Facebook

O Facebook lançou nesta semana o Creators, um aplicativo voltado especificamente para criadores de conteúdo. Mais uma vez, se trata de uma solução que separa alguns recursos da rede social em uma interface única e dedicada, neste caso para a administração de páginas, realização de postagens e gerenciamento das interações com o público.

Sabendo ser cada vez mais utilizada para compartilhamento de produções e conteúdo, mesmo que divida esse potencial e conte com muitas das mesmas obras produzidas, por exemplo, para o YouTube, a ideia do Facebook com o software é expandir esse potencial. Isso acontece por meio de ferramentas de transmissão ao vivo e publicação, além do acesso facilitado a métricas de alcance, público e outros parâmetros das páginas administradas.

Além disso, uma seção específica do Facebook Creators traz dicas, tanto para quem está começando quanto para aqueles que já são velhos de plataforma. A aplicação também facilita o gerenciamento de interações ao unir não apenas as falas dos seguidores de uma página, mas também mensagens enviadas por meio do Messenger e comentários feitos nas fotos do Instagram.

Continua após a publicidade

Mais do que uma solução em si, o Facebook Creators é uma expansão de um aplicativo chamado Mentions, lançado em 2014 exclusivamente para influenciadores e celebridades. Foi por meio dele que nasceu, por exemplo, a possibilidade de transmissão ao vivo de vídeo, permitindo que a rede social começasse a desenhar suas estratégias exclusivas para a produção de conteúdo.

Agora a iniciativa ganha um incremento e tanto. E o alvo, claro, é o YouTube, com boa parte do Facebook Creators sendo voltada para a criação de vídeos e usuários que fazem dessa mídia o seu principal vetor de contato com o público. A própria ideia do app, inclusive, é reminiscente de uma solução chamada YT Studio, que separa, justamente, a administração de canais do restante da experiência geral com a plataforma.

A rede social não nega essa inspiração, apesar de não falar diretamente sobre ela. Comentando o lançamento, Fidji SImo, vice-presidente de produtos do Facebook, disse que a ideia do aplicativo nasceu após reuniões com os criadores de conteúdo mais populares da plataforma, que sentiam falta de uma solução dedicada a gerenciamento de métricas e publicação de vídeos. A ideia em comum para todos era a necessidade de um contato direto com a comunidade e de ferramentas aprimoradas.

Daí veio a ideia de lançar um software exclusivo, que passou por alguns testes fechados antes de chegar às mãos do público. Mesmo nesse período de experimentações, a rede social já pôde verificar o sucesso da empreitada, com o aumento da produção, engajamento e respostas mais rápidas dos criadores para seus fãs.

Continua após a publicidade

Por enquanto, o Facebook Creators está disponível somente em uma versão para iOS, podendo ser utilizado tanto por administradores de páginas quanto para aqueles que se dedicam à plataforma Watch, voltada para a publicação e consumo de vídeo. Uma versão Android está em desenvolvimento e, de acordo com a empresa, chega em alguns meses.

Fonte: Variety